O secretário de Ordem e Segurança Pública de Niterói, Gilson Chagas, passou por momentos de alta tensão na madrugada desta sexta-feira (13), durante uma missão oficial em Israel, onde participava de um intercâmbio sobre tecnologias aplicadas à segurança pública.
Diante do agravamento do conflito entre Israel e Irã, Chagas e outros integrantes da comitiva precisaram buscar abrigo em bunkers após alertas de ataque aéreo.
A comitiva, que inclui os prefeitos de Belo Horizonte, João Pessoa, Macaé, Nova Friburgo e outros representantes da área de segurança, estava em Israel desde domingo (9), a convite do governo local. O objetivo da viagem era conhecer tecnologias como patrulhamento por drones, inteligência artificial, semáforos inteligentes e soluções voltadas para cidades inteligentes.
Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a deterioração do cenário de segurança forçou o cancelamento de voos por três dias, impossibilitando o retorno da delegação brasileira. A missão foi suspensa por tempo indeterminado.
“Conversei com o secretário Gilson Chagas. Ele está bem, mas a situação é grave. Estamos em contato constante e trabalhando para garantir um retorno seguro e rápido. Manterei todos informados”, afirmou Rodrigo Neves, que também é vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos.
Ataques e protocolo de segurança
Na madrugada de sexta, por volta das 2h30, Gilson Chagas relatou ter enfrentado dois ataques com drones. Ao ouvir os alarmes nos celulares e as sirenes da cidade, ele e a comitiva seguiram o protocolo de segurança e se refugiaram em um bunker no centro onde estavam hospedados. Apesar da tensão, todos passam bem e aguardam a liberação do espaço aéreo para retornar ao Brasil.
O prefeito de Nova Friburgo, Jonny Maycon, também compartilhou sua experiência nas redes sociais. Segundo ele, os alarmes soaram por volta das 3h, enquanto ele dormia, e somente acordou ao ouvir gritos dos colegas e visualizar mensagens de “emergência extrema” nos celulares.
Entre os integrantes da comitiva, estão os prefeitos de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião; João Pessoa (PB), Cícero Lucena; Macaé (RJ), Welberth Rezende; e Nova Friburgo (RJ), Johnny Maycon. Também compõem o grupo as vice-prefeitas de Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Divinópolis (MG); além de secretários municipais de segurança, planejamento e desenvolvimento econômico de cidades como Natal, Niterói, Porto Alegre, Aracaju e Joinville.