O dossiê de candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031 inclui a construção de uma Vila dos Atletas no terreno da Estação Leopoldina, no Centro do Rio. A informação foi divulgada pela “Folha de São Paulo”.
O projeto prevê a construção de sete torres residenciais de 18 andares sobre as linhas de trem e metrô. Também estão planejadas quadras esportivas, visando modernizar uma área atualmente em processo de revitalização pela Prefeitura do Rio.
A nova estrutura deverá abrigar 7.500 atletas e 2.800 técnicos em apartamentos de dois ou três quartos. A iniciativa reforça o compromisso das cidades com a modernização urbana e o incentivo ao esporte.
A escolha da Estação Leopoldina para a construção da Vila dos Atletas se baseou em sua posição central no mapa de competições. As cinco zonas de disputa estarão distribuídas de forma que o Complexo de Deodoro fique a 33 km, enquanto a Praia de Itacoatiara, em Niterói, estará a 34 km.
Além de atender à logística dos Jogos, a proposta visa impulsionar a revitalização da zona portuária, em especial a área da Avenida Francisco Bicalho. A região já apresenta uma demanda crescente por empreendimentos residenciais e comerciais.