O Flamengo deu um passo importante para avançar à decisão do Campeonato Carioca. Isso porque venceu o Vasco por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, neste sábado (1º), pelo jogo de ida da semifinal. O Cruz-Maltino teve as principais chances no primeiro tempo, que foi muito pegado, mas não conseguiu balançar as redes. Léo Ortiz chegou a fazer um corte em cima da linha. Na etapa complementar, o Rubro-Negro teve outra postura e conquistou o triunfo com um golaço de Bruno Henrique.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (8), às 17h45, no Maracanã. Como teve melhor colocação na Taça Guanabara, o Flamengo tem a vantagem do empate no placar agregado. Portanto, pode perder por até um gol de diferença para se classificar. Já o Cruz-Maltino precisa de uma vitória por pelo menos dois de diferença para avançar.
O jogo
Flamengo e Vasco fizeram um tempo muito pegado no Estádio Nilton Santos. Com menos de cinco minutos, Piton, do Vasco, e Pulgar, do Flamengo, já estavam amarelados. Faltas fortes e reclamações aconteceram ao longo da etapa inicial.
Com a bola rolando, o Fla começou atacando primeiro e até conseguia chegar na área cruz-maltina, mas mostrava dificuldade para concluir as jogadas criadas. Com o passar do tempo, o Vasco foi crescendo na partida e conseguiu trazer desconforto ao Rubro-Negro.
As melhores chances, aliás, foram do time de Fábio Carille. O Vasco trouxe perigo com chutes de fora da área de Jair e Rayan, mas a grande oportunidade veio já na reta final do primeiro tempo.
Numa jogada de transição rápida pelo lado direito, Rayan invadiu a área e bateu em cima de Rossi. O atacante pegou o rebote e soltou a bomba, mas Léo Ortiz salvou em cima da linha.
No segundo tempo, o cenário mudou completamente. O Flamengo voltou melhor e empilhou chances claras: Arrascaeta quase fez um gol olímpico; e Luiz Araújo chegou a mandar uma bola na trave. Pouco antes, o camisa 7 teve uma oportunidade de finalizar livre na área, mas isolou.
De tanto martelar, o gol saiu dos pés de Bruno Henrique. Plata acionou o atacante, que dominou, mas viu a bola subir. Ainda assim, o ídolo mostrou habilidade e finalizou de perna esquerda no ângulo de Léo Jardim, que nada pôde fazer.
O Vasco sentiu o gol e não conseguiu o empate, mesmo com as mexidas de Carille. A única chance veio no último lance, quando João Victor subiu sozinho para cabecear após cruzamento de Payet, mas Rossi estava bem posicionado e fez a defesa.
Ficha técnica
Vasco x Flamengo
Data e hora: 01/03/2025, às 17h45
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Cartões amarelos: Lucas Piton, Vegetti, João Victor, Matheus Carvalho e Hugo Moura (VAS) / Pulgar e Wesley (FLA)
Cartões vermelhos: –
Gols: Bruno Henrique (0-1) (22’/2ºT)
VASCO (Técnico: Fábio Carille)
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Matheus Carvalho (Loide Augusto, 15’/2ºT), Jair (Sforza, 30’/2ºT) e Philippe Coutinho (Payet, 30’/2ºT); Rayan (Garré, 30’/2ºT) e Vegetti.
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela; Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Matheus Gonçalves, 31’/2ºT); Luiz Araújo (Allan, 26’/2ºT), Gonzalo Plata (Ayrton Lucas, 43’/2ºT) e Bruno Henrique (Wallace Yan, 43’/2ºT).