As polícias do Rio de Janeiro realizam uma grande operação no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (29).
A operação Conexão Perdida é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do RJ e conta com as polícias Civil e Militar do estado. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo.
Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) do Espírito Santo, que utilizam o território como base estratégica para expandir as práticas criminosas.
A investigação aponta que o grupo extorquia funcionários de empresas provedoras de internet, água e gás, que só podiam atuar nas áreas controladas pela facção mediante o pagamento de mensalidades de até R$ 10 mil.
Para ocultar os valores ilícitos, os criminosos possuíam diversas contas bancárias, incluindo contas de uma casa lotérica e de um “banco paralelo” – uma instituição financeira irregular que operava no Complexo da Maré, oferecendo empréstimos para os moradores da comunidade.
O Centro de Operações Rio (COR) informou que a Avenida Brasil foi interditada nos dois sentidos, por volta das 4h47, em função da ação desta quarta na Maré.
Participam da operação diversas equipes da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da corporação.