O Comitê Olímpico do Brasil (COB) oficializou nesta quarta-feira (29) a candidatura conjunta das cidades de Rio e Niterói para sediar os jogos Pan-Americanos de 2031. Ao todo, 50 membros do COB votaram e o placar final foi de 48 votos a favor, um voto em branco e apenas um contra.
Antes da votação que definiu as representantes do Brasil na disputa internacional, os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT) participaram da defesa das duas cidades.
Durante o discurso, Paes destacou que Rio de Janeiro e Niterói já possuem experiência na organização de grandes eventos e também infraestrutura com estádios, pistas de atletismo e ginásios já construídos.
“Quando falamos de Rio e Niterói, estamos nos referindo às duas principais cidades da segunda maior região metropolitana do Brasil e que já provaram a capacidade de realizar projetos ousados e inovadores, sempre com responsabilidade fiscal. Esta fórmula de sucesso nós vamos repetir em 2031”, disse Paes.
Inicialmente, a assembleia previa um confronto entre São Paulo e as duas cidades cariocas para ser a candidata do Brasil aos Jogos Pan e Parapan-Americanos. No entanto, a capital paulista abriu mão da disputa em favor da candidatura conjunta de Rio e Niterói, que só precisou ser avalizada pelo colégio eleitoral.
Antes da votação, foi feita mostrada apresentação técnica das cidades. A medalhista olímpica Isabel Swan, atual vice-prefeita de Niterói, e Guilherme Schleder, secretário de esportes do município do Rio de Janeiro conduziram parte da apresentação. Em seguida, os dois prefeitos, Eduardo Paes, do Rio, e Rodrigo Neves, de Niterói, seguiram com apresentação. André Fufuca, ministro do esporte, encerrou painel.
No fim, o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, demostrou apoio à candidatura das cidades em vídeo da apresentação. Em seguida, outro conteúdo com as ginastas Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, a judoca Rafaela Silva, a canoísta Ana Sátila, a jogadora de vôlei de praia, Carol Solberg, entre outros. Todos se disseram empolgados com a possibilidade do Brasil voltar a ser sede de um evento do porte dos Jogos Pan-Americanos.
A única cidade que se coloca como concorrente de Rio e Niterói é Assunção. A capital paraguaia anunciou seu interesse em sediar o evento esportivo em dezembro. A decisão final deve sair no mês de agosto.