João Fonseca venceu o russo Andrey Rublev na primeira rodada do Aberto da Austrália nesta terça-feira (14) por 3 sets a 0, com parciais de 7/6, 6/3 e 7/6. O brasileiro de 18 anos, que é 113º no ranking mundial, desbancou um dos dez melhores tenistas do circuito logo na sua estreia na chave principal do primeiro Grand Slam de 2025.
Com isso, Fonseca dá sequência a uma fase que tem impressionado grandes nomes do esporte. Em dezembro, o brasileiro venceu o Next Gen ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas sub-20 do mundo. Nas qualificatórias para o torneio australiano, antes de enfrentar Rublev, ele avançou sem ceder um serviço sequer a seus adversários.
14 -vitórias consecutivas é a marca de João Fonseca após vencer o russo Andrey Rublev na estreia do Aberto da Austrália nesta terça-feira (14)
“Vou dizer quem será a zebra do tênis masculino. É o João Fonseca. Ele é fantástico. O jeito como ele joga, seu comportamento, simplesmente um jogador fenomenal”, previu o ex-tenista alemão Boris Becker na véspera da estreia, como registrou o GE. Becker foi número 1 do ranking mundial e venceu seis Grand Slams, os principais torneios do circuito.
A vitória só aumenta as expectativas em torno do jovem tenista brasileiro. Ao longo de 2024, ele venceu uma série de adversários mais experientes subiu 600 posições no ranking da ATP. Ele é considerado a maior esperança do tênis masculino brasileiro desde Gustavo Kuerten, como mostrou o Nexo em um Expresso.
Diante de Rublev, Fonseca se tornou o mais jovem tenista brasileiro a disputar uma partida de Grand Slam, lembrou a ESPN. Na segunda rodada, ele enfrentará o italiano Lorenzo Sonego, 55º do mundo.