Após quatro anos, Rodrigo Neves está de volta ao comando da prefeitura de Niterói. A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º), às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Neves assume o cargo ao lado da medalhista olímpica Isabel Swan, que será a vice-prefeita, marcando um novo capítulo na gestão da cidade.

Em sua mensagem de Ano Novo, Rodrigo Neves destacou que o foco de sua administração será governar para toda a população, independentemente de alinhamentos políticos ou ideológicos. Ele ressaltou o compromisso com a democracia e a luta contra a intolerância.
“Nós temos que ter compromisso democrático com o conjunto da cidade. Não vamos permitir jamais que Niterói seja uma cidade onde a intolerância, o ódio e os ataques à democracia prosperem. Aqui não prosperarão”, afirmou Neves.
Rodrigo Neves já definiu a equipe que integrará sua gestão. Entre os destaques está a pediatra Ilza Fellows, vice-presidente da Associação Médica Fluminense, que assumirá a Secretaria Municipal de Saúde. A escolha reforça a importância de priorizar a saúde pública no município, especialmente em um momento em que o setor enfrenta desafios significativos.
Além da área da saúde, espera-se que a nova administração de Niterói dê continuidade a políticas públicas bem-sucedidas e implemente novos projetos voltados ao desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade.
A posse de Rodrigo Neves e Isabel Swan representa a renovação de compromissos com a população de Niterói, reforçando valores de inclusão, respeito e progresso. Com uma equipe experiente e promessas de um governo democrático, a nova gestão tem a missão de enfrentar os desafios e consolidar Niterói como referência em qualidade de vida e governança no estado do Rio de Janeiro.
Confira a lista do secretariado de Rodrigo Neves
Isabel Swan – Secretaria de Clima, Resiliência e Defesa Civil
Dra. Ilza Fellows – Secretaria de Saúde e presidente da Fundação Estatal de Saúde
André Diniz – Secretaria de Ações Estratégicas
Fabiano Gonçalves – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro
Claudia Almeida – Secretaria de Direitos Humanos e Inclusão
Paulo Bagueira – Secretaria de Governo
Rúbia Secundino – Secretaria de Administração
Dayse Monassa – Secretaria de Conservação e Serviços Públicos
Elton Teixeira – Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária
Gilson Chagas – Secretaria de Ordem e Segurança Pública
Bira Marques – Secretaria de Educação
Luiz Carlos Gallo – Secretaria de Esportes e Lazer
Marcele Sardinha – Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária
Renato Barandier – Secretaria de Mobilidade, Transporte e Infraestrutura
Leonardo Giordano – Secretaria de Culturas
José Antônio Fernandez (ZAF) – Secretaria de Idoso
Octávio Ribeiro – Secretaria de Participação Social
Leandro Portugal – Secretaria deMeio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade
Carlos Krykhtine – Secretaria de Urbanismo
Isadora Modesto – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão
Felipe Peixoto – Secretaria de Executiva
Juliana Benício – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
César Barbiero – Secretaria de Fazenda
Thaiana Ivia – Secretaria da Mulher
Andrigo Carvalho- Secretaria de Administração Regional do Fonseca, Cubango e Caramujo
PROMESSAS
Moeda Social Arariboia
“A partir de amanhã (quinta-feira), vou começar a distribuir as carteiras da Moeda Social Arariboia para mães atípicas, idosos de baixa renda e pessoas com deficiência. Com essa medida, mais de nove mil famílias a mais serão beneficiadas. Precisamos cuidar daqueles que cuida da gente”, relatou o prefeito.
A Moeda Social Arariboia beneficia atualmente 45 mil famílias, ao mesmo tempo em que fortalece os comércios locais e periféricos, estimulando a economia da cidade. O programa recebeu mais de R$ 240 milhões em investimentos em 2023. Hoje, mais de 5,7 mil estabelecimentos aceitam a moeda, ampliando sua circulação e impacto econômico.
Investimento no Centro
“O Centro de Niterói é uma potência, não está morto e precisa ser tratado. Nós vamos enfrentar desafios, mas um trabalho em conjunto vai ser possível fazer do Centro um potência não só do estado do Rio de Janeiro, mas como do Brasil. Lá, temos shoppings, comércio, lojas, hospitais, transportes. O meu plano, neste governo, é fazer no Centro de Niterói o que eu fiz na Região Oceânica. Há 50 anos atrás diziam que a cidade ia virar um subúrdio decadente. Hoje, somos a capital da qualidade de vida do estado. Vamos fazer uma grande reestruturação no Centro de Niterói, com grandes investimentos e modernidade”, disse Rodrigo Neves.
Segurança
“Nós transformamos Niterói na melhor cidade com qualidade de vida do Rio de Janeiro. Aqui é a única cidade que não tem milícia controlando bairros e territórios da cidade. Estamos preparados para fazer mais um grande investimento na segurança e vamos dar um salto ainda mais positivo no desenvolvimento de excelência. Este é um dos principais objetivos do meu governo”, destacou Rodrigo Neves.
Linha 3 do metrô
“Quando eu disse no meu primeiro governo sobre a construção do Túnel que liga Charitas à Cafubá, zombaram de mim, pois esse era um projeto que já estava no papel há 50 anos. Em dois anos em tirei do papel e transformeio em realidade, mudando completamente a geografia de Niterói e melhorando no trânsito da cidade. Agora, venho destacar mais uma vez meu comprometimento com a criação da Linha 3 do metrô. Temos um projeto de ligar Niterói ao Rio de Janeiro em cerca de 5, 10 minutos, por um túnel subterrâneo, por baixo da Baía de Guanabara. Imagina você estar no Centro de Niterói e poucos minutos depois estar no Rio? Ou dois, três pontos depois estar em Ipanema? Estou confiante que este projeto pode finalmente sair do papel com o meu governo”, disse o prefeito