O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, fez mais anúncios de nomes que vão compor o seu secretariado no governo que tomará posse em 1º de janeiro.
Secretária de Planejamento
O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta quinta-feira (19), Isadora Modesto como secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão. Doutora em Serviço Social pela PUC, ela já ocupa o cargo desde o início deste ano.
“Isadora já está na equipe há 12 anos e veio evoluindo, amadurecendo e ocupando funções cada vez mais estratégicas. Eu tenho muita confiança de que ela e toda a equipe econômica vão trabalhar com o compromisso de uma gestão fiscal responsável, mas que, ao mesmo tempo em que busca o equilíbrio das contas, garante à cidade capacidade de investimento para entregar políticas públicas de qualidade aos niteroienses”, afirmou o prefeito eleito Rodrigo Neves. “Tenho certeza que teremos uma condução muito firme e segura da gestão com a Isadora na Secretaria de Planejamento e, ao mesmo tempo, reforço meu compromisso e a minha visão sobre a importância do protagonismo das mulheres liderando secretarias e áreas tão estratégicas da administração de Niterói”, completou.
Isadora Modesto falou sobre a importância da gestão fiscal eficiente para o desenvolvimento de políticas públicas importantes para a população, como a Moeda Social Arariboia.
“É um desafio enorme fazer parte dessa gestão e, principalmente, de ter a possibilidade de mais entregas para a cidade de Niterói, a qual me dedico desde 2013. Niterói é uma ilha progressista nesse estado, e por isso é essencial pensar em responsabilidade da gestão fiscal voltada para o desenvolvimento de políticas públicas como a Moeda Arariboia e o Niterói Empreendedora, que será implantado. O objetivo é garantir gestão fiscal eficiente para entregar política pública de qualidade”, reforçou Isadora Modesto.
Secretário de Urbanismo
Rodrigo Neves, anunciou, nesta quinta-feira (19), a escolha do arquiteto Carlos Krykhtine para cargo de secretário de Urbanismo do governo que começa em janeiro.
“Carlos Krykhtine foi presidente do IAB, presidente do Instituto Pereira Passos e fez mestrado em gestão urbana na UFF. tem uma trajetória extremamente qualificada no debate urbano de Niterói, do Estado, do país. Como eu disse durante a transição e no discurso de diplomação, precisamos iniciar um novo ciclo a partir do dia 1º de janeiro, com diversas áreas da administração com novos quadros. Após tantas realizações lideradas pelo secretário Barandier e pela secretária Verena, chegou a hora de iniciar esse novo ciclo na gestão da Secretaria de Urbanismo. Eu tenho certeza que o Krykhtine vai dar continuidade a esse trabalho”, destacou Rodrigo Neves.
Carlos Krykhtine tem mestrado em Gestão Urbana e Ambiental, além de ser especialista em gestão pública, projetos urbanos e planejamento territorial. É servidor da Prefeitura do Rio e já atuou em diversos cargos na Prefeitura de Niterói, do Rio e no governo do estado. Foi subsecretário de Urbanismo, subsecretário de Desenvolvimento Regional e presidente do Instituto Pereira Passo (IPP).
“Retornar a essa pasta, com a qual já trabalhei em outros momentos da minha vida, é muito especial. Eu fui estagiário na Prefeitura. Voltar agora com mais experiência é uma grande responsabilidade. Vamos enfrentar os desafios que temos pela frente com bastante energia e fazer essa cidade voar para frente”, disse o futuro secretário.
Secretaria de Mobilidade
Rodrigo Neves, anunciou nesta quinta-feira (19), a escolha de Renato Barandier para assumir a Secretaria de Mobilidade, Transporte e Infraestrutura, que será implementada a partir do próximo ano com a fusão de algumas Secretarias atuais. Rodrigo vai reduzir o número total de pastas das atuais 28 para 25.
Barandier é arquiteto, urbanista e mestre em engenharia de Transporte pela Coppe-UFRJ.
“Renato Barandier é um dos melhores quadros do país e liderou nos últimos anos projetos estruturantes, primeiro como subsecretário de Urbanismo. Entre estes projetos, destaco o Túnel Charitas-Cafubá. Depois como Secretário, ele também liderou projetos como o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo”, disse Rodrigo Neves. “Barandier é um dos melhores quadros técnicos desse novo ciclo iniciado em Niterói e uma das melhores referências em sistemas de transporte, Mobilidade e urbanismo do País e terá desafios que exigem muito foco: tirar do papel o terminal de integração do Caramujo, melhorar a qualidade dos transportes, a Nova Alameda, o projeto do VLT e a melhoria dos sistemas de mobilidade de Niterói e o diálogo com a Região Metropolitana. Para isso, ele vai interlocutar com a nova concessionária das Barcas e o Estado e viabilizar a estruturação, em diálogo com o Estado e a Prefeitura do Rio, da proposta da Linha 3 do metrô dentro da carteira de projetos prioritários dos jogos Pan-Americanos de 2031. O futuro secretário vai contribuir de maneira decisiva para que Niterói avance cada vez mais!”, ressaltou Rodrigo.
“A expectativa é a melhor de todas. Essa agenda do Pan de 2031 traz muitos desafios para a Mobilidade, a defesa da Linha 3 que é histórica não só para Niterói, mas para todo o estado. A população merece muito. Estou muito animado!”, destacou Barandier.
Secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos.
Rodrigo Neves, anunciou, nesta quinta-feira (19), o vereador Leandro Portugal como futuro secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.
“Com muito ânimo anuncio o jovem vereador Leandro Portugal como o novo Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói. Niteroiense apaixonado pela cidade, advogado formado pela PUC, Leandro foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Niterói na última Legislatura. Niterói tem 56% de seu território protegido por legislação ambiental e Leandro, um dos novos líderes de Niterói, contribuiu como legislador para essa conquista, que faz de nossa cidade uma referência na área ambiental. Tenho a convicção de que Niterói vai avançar muito com o trabalho que o Leandro vai liderar nos próximos anos”, afirmou o prefeito eleito Rodrigo Neves.
Formado em Direito pela PUC-RJ, Leandro Portugal foi reeleito para seu terceiro mandato de vereador em Niterói, pautando seu trabalho na luta por diversos segmentos, como: defesa animal, agroecologia, meio ambiente, geração de empregos, saúde, sustentabilidade, entre outros.
“Estou muito honrado e feliz por receber esse convite. Niterói é uma referência na pauta ambiental, temos mais de 50% do nosso território ambientalmente protegido, e isso é um recorde nacional”, afirmou Leandro Portugal.
Presidente da NitPrev
Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Heitor é analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento e possui pós-graduação em investimentos pelo IBMEC.
Rodrigo Neves ressaltou a trajetória de Heitor na administração pública e seu preparo para liderar a previdência municipal.
“Heitor é uma referência de integridade, dedicação e compromisso com o serviço público. Ele será essencial para imprimir o dinamismo necessário à gestão da NitPrev, consolidando-a como modelo de eficiência e responsabilidade”, declarou o prefeito eleito.
Em 2013, a gestão de Rodrigo Neves promoveu uma reestruturação completa na previdência de Niterói, que passou de um fundo de R$ 10 milhões para R$ 2 bilhões, tornando-se o único superavitário entre as 92 cidades do estado.
“Hoje, nossos servidores têm a segurança de uma previdência sólida, que garante suas aposentadorias e pensões futuras”, destacou Neves.
Heitor Moreira, que já atuou como subsecretário de orçamento e subsecretário de finanças em Niterói, agradeceu a confiança.
“É uma honra assumir a NitPrev, uma instituição que já é referência em gestão previdenciária. Reafirmo meu compromisso de trabalhar pela saúde financeira e pela responsabilidade fiscal, aprimorando ainda mais essa conquista para o município e seus servidores”, afirmou.