O Flamengo venceu o Criciúma por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (4), no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Varela, Bruno Henrique e Luiz Araújo balançaram as redes para o Mengão, que segue na terceira colocação com 69 pontos.
O resultado é péssimo para o Criciúma, que pode ser rebaixado ainda nesta rodada. A equipe tem 38 pontos, no 17º lugar. O Flu ainda entra em campo e tem 40. Se vencer, se livra do rebaixamento e quem cai é o Tigre.
A partida começou com as equipes se estudando bastante. O Flamengo, como lhe é característico, controlava mais a posse de bola. Aos três minutos, o time rubro-negro arriscou no gol pela primeira vez. Plata tocou para Bruno Henrique, que bateu para defesa de Gustavo. Na jogada seguinte, Ayrton Lucas recebeu na esquerda, fez o corte para fora e chutou nas mãos do goleiro.
No decorrer do jogo, o Criciúma saiu um pouco de trás e passou a chegar mais na área rubro-negra, mas sem levar grande perigo à meta de Matheus Cunha. Aos 34’, Matheus Gonçalves cobrou escanteio pela direita e David Luiz cabeceou livre, mas a bola saiu fraca e o goleiro fez a defesa.
O Mengão conseguiu abrir o placar antes do intervalo. Bruno Henrique descolou belo passe para Ayrton Lucas, que rolou para o meio da área. Varela pegou de primeira e balançou as redes do Heriberto Hülse: 1 a 0.
No início da segunda etapa, o técnico Filipe Luís fez duas substituições no Rubro-Negro. Michael entrou no lugar de Alcaraz, e Luiz Araújo na vaga de Matheus Gonçalves. O jogo seguiu com as equipes buscando o ataque.
Aos 22’, Luiz Araújo bateu de primeira na entrada da área e o zagueiro Tobias Figueiredo tocou com a mão na bola. O árbitro foi ao VAR rever o lance e marcou o pênalti. Bruno Henrique foi para cobrança e bateu no canto direito do goleiro para ampliar a vantagem: 2 a 0.
Após o gol, o Mengão não diminuiu o ritmo e seguiu no ataque para tentar marcar o terceiro, que veio aos 38’. Erick Pulgar deu belo passe para Luiz Araújo, que saiu cara a cara com o goleiro e bateu de bico para ampliar: 3 a 0. É o primeiro gol do camisa 7 após retornar de lesão.
Nos acréscimos, o Mais Querido por pouco não fez o quarto. Wesley puxou bom contra-ataque, Plata tocou para Luiz Araújo, que tentou uma cavadinha na direção do gol, Michael ficou com a sobra e tocou para o camisa 7, que bateu em cima da defesa. Após a conclusão da jogada, o árbitro apitou o fim de jogo. Mais uma boa vitória rubro-negra fora de casa.
Próximo compromisso
O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (8) para enfrentar o Vitória, às 16h, no Maracanã, na última rodada do Brasileirão.
Flamengo
Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Wesley); Erick Pulgar, Evertton Araújo (Allan) e Alcaraz (Michael); Plata, Matheus Gonçalves (Luiz Araújo) e Bruno Henrique (João Victor).
Técnico: Filipe Luís.
Criciúma
Gustavo; Dudu, Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Trauco (Fellipe Mateus); Barreto (Pedro Rocha), Ronald Lopes, Bolasie (Jhonata Robert), Matheusinho (Marquinhos Gabriel) e Marcelo Hermes; Arthur Caíke (Felipe Vizeu).
Técnico: Cláudio Tencati.
Ficha técnica
Criciúma 0x3 Flamengo – 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Heriberto Hülse-SC
Data e horário: 04/12/2024 às 20h
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO), Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartão amarelo: Fellipe Mateus (CRI)
Gols: Varela (44’1ºT), Bruno Henrique (25’2ºT) e Luiz Araújo (38’2ºT).