Viradouro, Cubango e Sossego desfilam na Rua da Conceição

O desfile oficial do carnaval de Niterói acontece na segunda-feira (27-02), e além das 29 escolas de samba que desfilarão na Passarela do Samba na Rua da Conceição, o público contará com a participação das três grandes agremiações da cidade que também desfilam no Marquês de Sapucaí: Vira douro Cubango e Sossego. A Corte Momesca, formada pelo Rei Momo, Kriollo, a Rainha Andressa Ruiva e as Princesas Danny Nascimento e Rafaella Mell estarão na avenida recebendo convidados e sambistas.

Para atrair bons fluidos, já nesta sábado (25-02) a partir das 9 horas, a Passarela do Samba, receberá integrantes de agremiações, associações e movimentos culturais que farão a lavagem da avenida entoando canções e samba no pé, para atrair energias positivas. A medida simbólica tem como objetivo pedir paz e harmonia para o período de carnaval.

Na cerimônia de lavagem da Rua da Conceição participarão: a União Espiritualista de Umbanda do Estado do Rio de Janeiro, presidida por Carlos Novo, que trará sacerdotisas de Religiões de Matrizes Africanas (1º Setor; Ciganos, Umbandistas e Candomblecistas (2º Setor); Ogãs (3º Setor); Representantes das Agremiações carnavalescas de Niterói (4º Setor)). Representantes de Movimentos Culturais, os grupos “Ás de Ouro”, “Oriqui”, Capoeira do Mestre Zezeu, o bloco Saias na Folia; Sambafoxé (5º Setor) e; fechando toda a Diretoria da UESBCN acompanhados de vários instrumentistas da Acadêmicos do Cubango (6º Setor).

O Presidente da Neltur, José Haddad, destaca o trabalho integrado da Prefeitura de Niterói, através da Neltur e o conjunto de órgãos municipais e estaduais e também a parceria com a UESBCN para a realização do desfile das escolas de samba e do Carnaval como um todo: “O Carnaval é uma festa popular que agrada muito a população e, apesar desse momento de crise, Niterói fará um Carnaval cheio de alegria, em clima familiar e de confraternização”, destaca.

“A Neltur e a UESBCN tem uma parceria que vem dando certo, pois o intuito é que o folião que venha assistir os desfiles das escolas de samba de Niterói veja um bom espetáculo de samba de raíz e também, tenha oportunidade de conhecer aqui como é o nascimento de uma grande escola de samba, curtindo um Carnaval família, com toda alegria e segurança garantidos”, ressalta Haddad.

O Presidente da UESBCN, André Nogueira, agradece todo o apoio que recebe da Prefeitura de Niterói: “Nossa parceria com a Neltur vem dando certo e o apoio da Prefeitura é fundamental, nos ajudando a levantar a bandeira do samba em Niterói, apesar da crise em que vivemos neste momento”, declarou.

Programação

Durante os dois dias de desfiles, dias 27/2 e 28/2, segunda-feira e terça-feira, a Corte Momesca abrirá os desfiles das escolas com muito samba no pé, beleza e alegria, animando os foliões das arquibancadas.

Dia 27/02 – Segunda-feira- Início – 17h

1 – Grupo de Avaliação – Grilo da Fonte, Tá Rindo Por quê? E Unidos do Castro.

2 – Grupo Especial de Enredo – Atual Grupo B – União do Maruí, Mocidade Independente do Boaçu, Banda Batistão, União da Engenhoca, Amigos da Ciclovia, Unidos do Barro Vermelho, Fora de Casa e Bem Amado.

3 – Grupo de Acesso – Atual Grupo A – Garra de Ouro, Galo de Ouro, Balanço do Fonseca, Mocidade Independente de Icaraí e Bafo do Tigre.

Encerram o primeiro dia de desfile as agremiações: ACADÊMICOS DO CUBANGO, com o enredo “Versando Nogueira nos cem anos do ritmo que é nó na madeira” e a ACADÊMICOS DO SOSSEGO, com o enredo “Zezé Mota, a deusa do Ébano”. Ambas vão concorrer ao título da Série A – Grupo de Acesso – no Rio de Janeiro,  no Sambódromo carioca. 

Dia 28/02 – Terça-feira – Início – 17h

Um – Grupo de Acesso – Atual Grupo A – Unidos do Sacramento, Cacique da São José, Magnólia Brasil, Exp. da Ilha da Conceição e Tá Mole Mas É Meu.

Neste intervalo desfilará, por volta das 20h, a UNIDOS DO VIRADOURO que disputará pela Série A- Grupo de Acesso, no Rio de Janeiro, desfilando no Sambódromo carioca com o enredo “E todo menino é um rei”.

2 – Grupo Principal – Combinado do Amor, Sabiá, Souza Soares, Grupo dos XV, Unidos da Região Oceânica, Alegria da Zona Norte, Império de Arariboia e Folia do Viradouro.

Regras importantes para o desfile das escolas

Durante o desfile na Rua da Conceição, as escolas cumprem um rigoroso regulamento, que é fiscalizado pela UESBCN. No caso da dispersão, é de responsabilidade exclusiva de cada Agremiação a operação de remoção/retirada de suas respectivas alegorias da área de dispersão. 

Entre outros itens a serem cumpridos, as escolas são proibidas de:

I – Apresentar o 1º casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, assim como o intérprete que já tenham desfilado em outra Agremiação no Carnaval de 2017 da Cidade de Niterói. A punição será de dois pontos;

II – Apresentar em sua bateria instrumentos que ostente o nome ou símbolo de outra Agremiação, sendo permitida apenas para tamborim, cuíca e pandeiro.

III – Apresentar fantasias de Agremiações que já desfilaram no Carnaval de Niterói.

IV – Apresentar Alas que já tenham participado do desfile de outra Agremiação no Carnaval de Niterói em 2017, bem como, fantasias de composição nas alegorias.

V – Apresentar componentes, inclusive nos carros alegóricos, com camisas de clube a não ser que sejam bordadas com paetês ou similares, grupos de danças que tragam inseridos nas fantasias o nome de outra Agremiação que não seja da desfilante.

VI – Exibir marcas comerciais em suas alegorias, adereços e nas roupas e/ou fantasias dos componentes.

VII – Entregar revistas, folhetos, brindes e quaisquer outros tipos de materiais a julgadores.

VIII – Apresentar carros alegóricos movidos com tração motora sem que a mesma esteja embutida. Essas alegorias deverão ser conduzidas por motoristas habilitados.

IX – Desfilar com figuras humanas sobre tripés.

X – Transitar por vias públicas e pelas áreas de Concentração, Dispersão e Área de Desfile com alegorias que não ultrapassem em largura ou altura, os gabaritos fixados pelas Autoridades Públicas, em decorrência da existência de obras ou obstáculos tais como: pontes, viadutos, redes elétricas e telefônicas, túneis e outros.

Essas são algumas das regras que os 20 jurados deverão observar. Cada Agremiação será julgada nos seguintes quesitos: Bateria, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Conjunto, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Saúde e banheiros

Além da estrutura de segurança e trânsito, serão montados 80 banheiros químicos no entorno da Passarela, um posto médico e uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

Esquema pronto para os quatro dias de folia em Niterói

A Prefeitura de Niterói através de diversos órgãos públicos montou um esquema especial para atender moradores e turistas que estarão na cidade durante o feriadão de carnaval. Veja o que funciona ,e algumas programações alternativas para quem pretende curtir os dias de folia, sem brincar nos blocos carnavalescos e no carnaval de rua .

Guarda Municipal cuidará do carnaval de Rua

A Guarda Municipal de Niterói contará com uma média de 223 servidores por dia, durante os quatro dias de feriado. A atuação dos agentes municipais ficará focada nos blocos carnavalescos; nos tradicionais carnavais de bairro e nos desfiles das escolas de samba, que ocorrerão na Rua da Conceição.

As equipes contarão com o apoio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), móvel, que no sábado e domingo ficará baseado em Itaipu, na Avenida Central e, durante o desfile das escolas de samba, ficará parqueado na Praça Arariboia. Haverá reforço de guardas civis municipais na estação das Barcas e no Terminal Rodoviário João Goulart. Além disso, agentes escalados na Operação Verão realizarão patrulhamento preventivo nas praias do município a fim de garantir a manutenção da ordem pública e o livre acesso aos banhistas.

“O número expressivo de servidores atuando durante o carnaval, foi possível graças à convocação extraordinária e remunerada dos guardas civis municipais. Convocação essa, necessária para garantir a segurança e tranquilidade nos carnavais de bairro; nos desfiles das escolas de samba e nos blocos. Sem prejuízo das demais atribuições da Guarda.”

Desfiles das Escolas de Samba – Rua da Conceição

A NitTrans vai interditar a rua da Conceição entre av. Visc. Do Rio Branco e rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, da meia-noite do dia 24/02 às 15 h do dia 01/03.  Interditando uma faixa de rolamento da rua da Conceição a partir das 8 da manhã do dia 24/02 variando o trecho a ser interditado de acordo com a montagem das arquibancadas.

A rua Almirante de Teffé será interditada entre a Av. Amaral Peixoto e a rua José Clemente, das 16h do dia 24/02 às 15H do dia 01/03.  No mesmo horário, tem início à interdição da Trav. Alberto Vitor, entre as ruas da Conceição e José Clemente que se estenderá até às 15h do dia 01/03.

Às 13h do dia 25/02, a Rua Maestro Felício Toledo, entre a Av. Amaral Peixoto e  a Rua da Conceição estará interditada ao tráfego e a liberação será no dia 01/03, às 15h.  No mesmo horário e no mesmo período, a Trav. Acadêmico Walter Gonçalves estará com o trânsito proibido em toda sua extensão.

A Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, entre a av. Amaral Peixoto e a Rua da Conceição, estará interditada das 13 h do dia 25/02 às 15h do dia primeiro de março.  No mesmo horário e período, haverá interdição de uma faixa de rolamento da Av. Visc. Do Rio Branco, lado direito da circulação de veículos entre a Rua da Conceição e a Av. Amaral Peixoto, no sentido Ponta D’Areia.

A ciclovia da av. Amaral Peixoto e a faixa paralela, entre a rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e a Av. ViscdoRioBranco, estarão interditadas das 15h do dia 25/02 às três da manhã do dia primeiro de março.

Um agente de trânsito estará posicionado entre a rua da Conceição e a av. ViscdoRioBranco nos horários dos desfiles das escolas de samba.  Entre as ruas Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e Conceição, dois agentes de trânsito ficarão de plantão garantindo a continuação do fluxo dos veículos carnavalescos durante os desfiles das escolas de samba.

Um agente de trânsito será responsável pela notificação e/ou remoção de veículos estacionados em locais proibidos. Outro ficará na rua José Clemente, entre rua Almirante de Teffé e av. ViscdoRioBranco, com a mesma finalidade.

Saúde fará distribuição de preservativos

Durante os dias de carnaval a Fundação Municipal de Saúde vai realizar distribuição de preservativo e material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Toda a rede de urgência e emergência funcionará normalmente, 24 horas por dia, como os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca.

O Samu estará de prontidão com sua frota completa.

CLIN monta esquema especial para limpeza para o Carnaval

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) montou um esquema especial de limpeza das vias públicas durante o carnaval. Serão cerca de 1.500   funcionários atuando nas ruas e para auxiliar o trabalho manual a CLIN disponibilizará equipamentos específicos, tais como: caminhões basculantes, caminhões compactadores, carregadeiras, varredeiras e pipas para lavagem das ruas e calçadas.  A limpeza será feita imediatamente após a passagem dos blocos. No último carnaval a CLIN recolheu 680 toneladas de resíduos em vários bairros da cidade.

Programações

“Carnaval com Bia Bedran” no Horto do Fonseca

No Horto do Fonseca a garotada vai se divertir à vontade com o  Show “Carnaval com Bia Bedran”. Serão marchinhas que fazem o sucesso do carnaval carioca desde a chamada época de ouro da música popular brasileira até os dias de hoje. São cerca de 50 marchinhas voltadas para o público infantil para animar adultos e crianças. O show acontece na segunda-feira, (27/02 ), das 17:00h às 19;00h.

 No repertório sucessos como Pirata da perna de pau, Tem gato na Tuba, Chiquita Bacana, Touradas em Madri, Yes, nós temos banana, Balancê, Mamãe eu quero, Pirulito que bate-bate entre outras. Para completar Bia mostra canções do seu repertório, como o frevoCarnaval no Jardim e sua composição, a marchinha “Largo do machadinho, mas não largo do suquinho” especialmente composta para a versão infantil do Bloco “Largo do Machado, mas não largo do copo” que desfila pelas ruas do Largo do Machado no Rio de Janeiro na segunda-feira de carnaval.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC Niterói

Durante o período de Carnaval, nos dias 25 (sábado), 26 (domingo), 27 (segunda) e 28 (terça), o MAC Niterói ficará fechado. O Museu reabre no dia 1º de março, quarta-feira de cinzas, a partir das 12h.

Já o pátio do Museu funcionará normalmente, das 8h às 19h, nos dias 25, 26 e 1º de março. E estará fechado nos dias 27 e 28.

O Bistrô MAC funcionará normalmente (entre 10h e 16h) no sábado (25) e no domingo (26) e estará fechado na segunda (27), na terça (28) e na quarta (1/03).

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Funcionará nos dias 25 e 26 de fevereiro, sábado e domingo. Estará fechado de 27 de fevereiro a 1º de março. Reabre na quinta-feira, dia 02/03.

Em cartaz, no local, duas exposições: “FEITO A MODA” e “STREET ART GRAFFITI”.

Em “FEITO A MODA”, o artista e grafiteiro Felipe Blunt traz telas, ilustrações, aquarelas e outros suportes, com o objetivo de mostrar um pouco do seu processo de criação, comprovando que nem sempre é preciso ter o “melhor suporte ou material” para se executar um bom e divertido trabalho. O que vale é improvisar com criatividade.

Já a mostra “STREET ART GRAFFITI” reúne obras de artistas que fizeram parte do calendário de exposições da Sala Hilda Campofiorito.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica na Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí (Campo de São Bento). Tel.: 2610-5748.

Museu Janete Costa de Arte Popular – Estará fechado nos dias 25 (sábado), 26 (domingo), 27 (segunda), 28 (terça) de fevereiro e no dia 1º de março. Reabre na quinta-feira, dia 02 de março.

Solar do Jambeiro – Estará fechado nos dias 25 (sábado), 26 (domingo), 27 (segunda), 28 (terça) de fevereiro e no dia 1º de março. Reabre na quinta-feira, dia 02 de março.

Sala José Candido de Carvalho – Estará fechada nos dias 25 (sábado), 26 (domingo), 27 (segunda), 28 (terça) de fevereiro e no dia 1º de março. Reabre na quinta-feira, dia 02 de março.

Teatro Popular e Teatro Municipal/Sala Carlos Couto – estão em período de manutenção. Só terão atividades a partir da segunda quinzena de março.

Caminho Niemeyer no “ Caminho do Samba “

“ Caminho do  Samba “ é o nome do evento que acontece no Caminho Niemeyer para quem quer cair no samba . A entrada é gratuita e os convidados para a roda de samba são :Mônica Mac,   Cacau Campos, Pedro Ivo , Jair Silva , Felipe Ornellas , Mariana Ribeiro, Fred Tavares  e mais bateria da Cubango. O carnaval acontece no dia 26 de fevereiro às 16 horas.




%d blogueiros gostam disto: