full screen background image




Tropas federais vão ficar no Rio até o fim de 2018

As tropas federais que atuam no Rio de Janeiro devem permanecer no estado até o final de 2018.

O anúncio de extensão da Garantia da Lei e da Ordem, a GLO, instrumento que garante a presença das forças federais no Rio, foi feito nessa quinta-feira (28) pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, em Brasília, após um pedido do governador Luiz Fernando Pezão.

O ministro afirmou que além da extensão do prazo de atuação vai propor ao governo do estado a elaboração de novos protocolos para deixar claro o papel das tropas no Rio de Janeiro.

Jungmann disse que ainda não tem detalhes de como esses papéis vão ser definidos, mas destacou que essa elaboração deve ficar pronta até o início de 2018 e vai aprimorar a atuação.

A extensão da GLO também deve ser formalizada nos próximos dias. Jungman afirmou que não sabe quanto vai ser gasto com a presença das tropas no Rio no ano que vem e disse que, neste ano, de R$ 47 milhões disponibilizados foram gastos R$ 42 milhões.

As tropas federais começaram a atuar no Rio há aproximadamente seis meses. Cerca de 40 mil militares participaram de operações conjuntas com as forças policiais do estado do Rio, com atuação voltada para o cerco e ocupação de pontos estratégicos.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: