DESTAQUE NITERÓI NOTÍCIAS

Segurança: Operação Papai Noel começa no dia 30 em Niterói

banner

Com o objetivo de aumentar a tranquilidade do comércio e de quem vai as compras neste período de festas natalinas, a Operação Papai Noel, em Niterói, este ano, terá três forças de segurança atuando em conjunto na cidade: Guarda Municipal, Polícia Militar e Programa Niterói Presente. A partir do dia 30 de novembro, 362 agentes estarão distribuídos em locais de maior concentração de pessoas, como as ruas do Centro da cidade e das zonas Norte e Sul. A ação acontecerá até o dia 25 de dezembro.

Serão 100 guardas municipais, incluindo os que irão trabalhar em RAS (Regime Adicional de Serviço), atuando no patrulhamento das regiões com maior movimento no comércio. Mais 100 policiais militares estarão nas ruas, contando com os que atuarão pelo Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança Pública), quando os policiais trabalham em horário de folga. Soma-se ao efetivo, 162 agentes do programa Niterói Presente.

As forças de segurança contarão com o apoio de 40 viaturas, sendo 13 da Guarda Municipal, 10 da PM e 17 do Niterói Presente.

Os agentes atuarão preventivamente para inibir os pequenos delitos que possam ocorrer nas áreas de grande circulação de pessoas. Além disso, flanelinhas que estiverem atuando nas ruas serão conduzidos para a delegacia mais próxima por exercício ilegal da profissão.

Durante a Operação Papai Noel, será feito o ordenamento do espaço público obedecendo ao Código de Postura. Os agentes também estarão coibindo o comércio ilegal de mercadorias, realizando apreensões quando necessário. O passeio público também será fiscalizado para evitar estacionamento irregular, entre outras infrações que estejam em desacordo com o Código Nacional de Trânsito.

O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, reitera que, mesmo com a queda, pelo segundo mês consecutivo, no número de assaltos a transeuntes e roubos de veículos na cidade, de acordo com números do Instituto de Segurança Pública (ISP), o patrulhamento será redobrado neste período.

“Os índices de criminalidade estão caindo na cidade graças ao esforço e integração das forças de segurança. A Prefeitura de Niterói já investiu mais de R$ 100 milhões em apoio ao Governo do Estado, que é o responsável por cuidar da segurança, e não tem poupado esforços para ajudar a baixar os indicadores de criminalidade e dar tranquilidade aos moradores. Entre outras coisas, financia o Proeis para policiais trabalharem em horário de folga, implantou o Programa Niterói Presente, totalmente custeado pela Prefeitura, cedeu carros para a PM, entre outras ações. A Operação Papai Noel é mais um reforço e prova da união dessas forças para o bem da população”, afirmou Chagas.

O secretário destacou ainda que a Seop disponibilizará também agentes das coordenadorias de Trânsito e de Ações Táticas. Os guardas estarão posicionados em pontos estratégicos e de grande concentração de pessoas, com motocicletas e viaturas. Em Icaraí, o reforço contará com os agentes que fazem o ciclopatrulhamento. Agentes a pé também estarão circulando nos bairros.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói), tenente-coronel Marcio Guimarães, destaca a importância da operação por conta do aumento das vendas nos centros comerciais e o grande movimento nos polos gastronômicos das cidades.

“A operação conjunta com a Prefeitura contará com a presença de 100 policiais militares, que estarão em viaturas e motocicletas escalados em turnos, afim de garantir a segurança da população niteroiense”, observou o comandante.

O coordenador do Programa Niterói Presente, Capitão David Costa, garante que todos os agentes estarão engajados junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para que os moradores possam ir as compras com tranquilidade.

“Niterói é uma das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil e, com os investimentos feitos pela Prefeitura, estamos trabalhando para reforçar o policiamento e ordenamento na cidade, especialmente nas áreas com maior movimento nessa época de compras”, afirmou o capitão.

Fiscalização de Postura orientará ambulantes e comerciantes

Antecedendo a Operação Papai Noel, a Seop colocará equipes nas ruas realizando ações para manter o ordenamento nos bairros e coibir o comércio ilegal. A operação contará com agentes da Seop, guardas municipais, fiscais do Departamento de Fiscalização de Postura (Fipo) e Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

O Departamento de Fiscalização de Postura irá orientar comerciantes e donos de bancas de jornais para que não deixem mercadorias expostas fora do comércio ou nas calçadas. A orientação também está valendo para a utilização de som como forma de propaganda.

Verão – A Operação Verão 2018-2019, ação de ordenamento das praias e do trânsito vai acontecer de 15 de novembro a 10 de março, em doze praias de Niterói. Por conta das temperaturas mais altas e do grande movimento de moradores e turistas, diversos órgãos públicos municipais, como a Seop, Nittrans, Clin e Neltur, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros reforçarão a fiscalização na orla da cidade.

Posts Relacionados

Por determinação de Temer, anúncio da nova meta é antecipado para hoje

REDAÇÃO

Limpeza dos lagos do Campo de São Bento será concluída em novembro

REDAÇÃO

Brasil vence a Venezuela

REDAÇÃO

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Assumimos que você esteja de acordo com isso, caso contrário você pode fazer opt-out if se desejar. Aceito Leia Mais