full screen background image




São Gonçalo ganha mais um posto do Sine.

O município de São Gonçalo ganhou mais um posto do Sistema Nacional de Empregos, o Sine-RJ, na manhã desta segunda-feira (18). Em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) e a Prefeitura de São Gonçalo, a nova unidade, em Alcantâra, dará acesso S ao cadastro de currículo, junto à intermediação entre trabalhador e empresas, ao Seguro-Desemprego (SD) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Apesar de já inaugurado, o local não funcionou para atendimento devido à uma manutenção do sistema estadual, que promete estar regularizado nesta terça-feira (19).

Com um banco de dados nacional, o local é uma ponte entre as vagas cadastradas por empresas e o trabalhador. Por conta dessa unificação, não há uma estimativa do número de vagas para o município, porém o morador de São Gonçalo que se inscrever no sistema, pode se encaixar em alguma vaga, tanto no município como em alguma região vizinha. Se o candidato se encaixar no perfil da oportunidade, ele é encaminhado para a entrevista e, caso a empresa se interesse, pode ser contratado. Segundo o Subsecretário Municipal de Trabalho Douglas Ruas, as vagas mais encontradas são para atendentes de mercado e shopping por serem de maior rotatividade, entretanto, há diversas especialidades no banco de dados.

“O interessante desse posto é preencher uma lacuna para os moradores, já que eles estavam indo em outros municípios em busca desses benefícios, como a carteira de trabalho. Para as vagas de emprego, é importante ir ao local e levar um currículo e documentos pessoais para realizar o primeiro cadastro”, explica.
Para que o espaço e a parceria funcionem, a prefeitura disponibiliza os funcionários e um lugar adequado. Já a Setrab oferece o apoio logístico como o treinamento e capacitação dos servidores para o uso das ferramentas, internet e link de transmissão e elaboração de normas e procedimentos.

Diferente das vagas de emprego, o atendimento para a emissão de Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego são feitos após agendamento nos sites www.sine.com.br ou http://www.rj.gov.br/web/setrab.

O aposentado Antonio Carlos da Cruz, 60 anos, passava pelo espaço do mercado quando viu o novo posto.

“Vou voltar ainda essa semana para ver se o sistema está funcionando. Muita facilidade ter um posto por aqui”, contou.

O novo posto do Sine fica dentro do supermercado Carrefour, na Rua Dr. Alfredo Backer, 500, Loja 11 e 12, em Alcântara.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: