Reserva Cultural prepara um pacote de atrações que vai transformar o prédio de Oscar Niemeyer, em São Domingos, num ponto de cultura e entretenimento

Muito mais que um cinema. O Reserva Cultural prepara um pacote de atrações que vai transformar o prédio de Oscar Niemeyer, em São Domingos, num ponto de encontro para quem busca cultura e entretenimento. O “Ocupação Reserva”, com programação variada, terá música nos pilotis, debates, exposições e uma série de atividades. Entre as atrações, o Lounge Musical, com bandas como Paulo Diniz Trio, Digga Digga Duo e Dr Swing, que trafegam entre o jazz, o folk e a música pop. Tudo com entrada gratuita.

“O espaço é muito bonito e amigável. Com todo o encanto de uma obra do Niemeyer. São mais de 10 mil metros. E os moradores começam a tomar conta do lugar”, explicou Jean Thomas Bernardini, francês que tem cinemas também em São Paulo, mas, desde a inauguração do complexo cultural, passa metade dos seus dias em Niterói.

O Reserva tem cinco salas de cinema, com um total de 650 lugares. E uma programação que exibe filmes comerciais e cinema de arte. Mas tem também outras atrações. São três restaurantes, entre eles a Mística Pizza, que tem registrado filas na porta. Conta ainda com uma livraria, a Blooks, que já trouxe à cidade escritores como Luis Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura.

Com o “Ocupação Reserva”, a proposta do complexo é ampliar a oferta de cultura e entretenimento. Além da música, haverá debates, shows, exposições e performances. O jornalista Luiz André Alzer, colunista do Globo Niterói, vai entrevistar, às sextas e sábados, personalidades da vida cultural e da cidade, no papo informal “Niterói sem reservas”. Na estreia, Torben Grael e a filha medalhista de ouro Martine Grael, que falam da paixão pelo esporte, passada por gerações, e do amor pela cidade que escolheram para viver.

Na galeria do Reserva, inaugurou a exposição “Conexões Gente Fina”, do cartunista Bruno Drummond, criador dos cartuns Gente Fina. Nessa mostra o niteroiense vai ter também personagens em tamanho natural para o público interagir e fotografar. Alguns deles vão sair da galeria e estar espalhados pelo Reserva. “Gente Fina sempre foi um retrato afiado dos personagens da cidade. Essa cidade poderia ser Niterói, onde reconheço vários tipos que já ilustraram a coluna. Talvez o público os reconheça também, e se conseguir rir de si mesmo, vai se divertir muito mais”, explicou Bruno.
A exposição no Reserva vai exibir até março mais de 20 obras, que abordam abordam as redes sociais e como cada um de nós se relaciona virtualmente. A mostra terá ainda vários personagens em tamanho natural, com os quais os visitantes poderão interagir, inserindo frases nos personagens do Gente Fina. Muitos deles estarão, inclusive, do lado de fora da galeria, tomando conta dos pilates do prédio desenho por Oscar Niemeyer.

No Lounge Musical, no primeiro fim de semana, dois grupos prometem fazer apresentações bem animadas.
O Digga Digga Duo apresentará músicas dos anos 20 e 30, com muito humor. Já a dupla Bruce Wayne & Alison tocará o melhor do rock atual com violino e sax. Tudo isso regado a taças de espumantes e drinques feitos na hora. O Reserva, que tem estacionamento próprio e um bicicletário, espera receber cerca de 60 mil pessoas na temporada de verão, quando as férias escolares e os lançamentos do Oscar aumentam a frequência dos cinemas.
Amanhã, 3, às 18h terá um talk show “Niterói sem reservas”, com os iatistas Torben Grael e Martine Grael e às 20h um Lounge Musical, com show do grupo Digga Digga Duo. No sábado, 4, às 18ho talk show “Niterói sem reservas”, com o cantor Byafra e às 20h o Lounge Musical, com show da dupla Bruce Wayne & Alison. No dia 9, quinta-feira, às 19h30min terá um encontro de cartunistas com mediação de Bruno Drummond e convidados, como Cláudio Paiva. No dia seguinte, às 18h, o talk show “Niterói sem reservas” e às 20h o Lounge Musical com show do grupo de jazz Paulo Diniz Jazz Trio. No dia 11, sábado, às 18h o evento terá o talk show “Niterói sem reservas”, com Nelito Fernandes e Martha Mendonça, criadores do site Sensacionalista e às 20h Longe Musical com show da banda Dr. Swing.

O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos. Mais informações pelo telefone (21) 96424 8520.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: