Quase mil rádios deixarão o AM

Passou a valer, desde o início do mês de janeiro, a autorização para que mais de 948 rádios nacionais migrem da faixa AM e iniciem suas transmissões no FM. No balanço atual do Ministério das Comunicações, 1.781 emissoras transmitem no AM sendo que, delas, 1.385 pediram para mudar de faixa. Segundo o Ministério, aquelas que não foram autorizadas a fazer a migração terão que aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.

Os valores que cada emissora terá que pagar para fazer a mudança variam de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada pelo Ministério das Comunicações com base em critérios como índices econômicos e sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. A migração de faixa não é obrigatória, mas é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: