Presidente da Neltur : Carnaval alegre, máximo de segurança e custos reduzidos

Blocos de rua aumentam 30% na cidade

Com uma redução de 40%  nos gastos com o Carnaval, a Prefeitura de Niterói, através da Neltur –Niterói Empresa de Lazer e Turismo, está organizando a logística da festa momesca na cidade, que reunirá 35 agremiações no desfile oficial na Rua da Conceição, mais de 100 blocos nas ruas e em 13 comunidades, onde se destacam os carnavais de bairro.

Para o presidente da Neltur, José Haddad,  a economia é uma preocupação constante neste trabalho, mas o principal é que os foliões de Niterói curtam os quatro dias desta festa popular, aproveitando com muita animação, seja desfilando na Rua da Conceição, ou mesmo pulando num dos blocos e bandas que sairão espalhados em diversos pontos da cidade.

“ A alegria do folião é o fator principal desta festa popular, mas claro, o que cabe a gestão pública, que é garantir a estrutura e logística será feito. O niteroiense gosta de um carnaval pacífico, alegre e familiar e estamos trabalhando para que isso aconteça, mas teremos uma economia significativa este ano em toda a festa de carnaval”, ressalta Haddad.

Escolas no Rio

Mais uma vez, as três  escolas que disputam no Carnaval do Rio terão apoio financeiro da Neltur, também com 40% de redução. A Viradouro vai disputar com o enredo: “Alabê de Jerusalém: a saga de Ogundana”. Ela é a quinta a desfilar no dia 5 de fevereiro, sexta-feira de carnaval, na Sapucaí; a Cubango, com o enredo “Um banho de mar à fantasia”,  fecha  os desfiles da série A, no dia 6 de fevereiro, na Passarela do Samba; já a Acadêmicos do Sossego, com o samba enredo “O circo do menino passarinho”, desfila na terça-feira do carnaval na Estrada Intendente Magalhães.

Abertura/Desfile

A abertura do Carnaval de Niterói será dia 7, às 19h, quando o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o Presidente da Neltur, José Haddad, entregarão a chave da cidade ao Rei Momo, Thiago Gomes, que compõe a Corte Momesca formada também pela Rainha, Maryanne Hipólito, a 1ª Princesa, Andressa Ramos e a 2ª Princesa, Danielle do Nascimento. Aliás, a Corte Momesca do Carnaval de Niterói estará presente em todos os carnavais de bairros da cidade.

A Rua da Conceição vai ser palco dos desfiles das Escolas de Samba durante três dias, 7, 8 e 9 de fevereiro, a partir das 20h.

A ordem dos desfiles será a seguinte:

 

Dia 7 – a partir das 20h – Grupo Especial de Enredo

Bem Amado, Unidos do Castro, União do Maruí, Banda Batistão, Galo de Ouro, Grilo da Fonte, Unidos da Ciclovia, Fora de Casa, Unidos do Barro Vermelho e Tá Rindo Por Quê?

Dia 8 – a partir das 20h – Grupo de Acesso

Combinados do Amor, Sacramento, Experimenta, União da Engenhoca, Mocidade de Icaraí, Unidos do Boaçu, Balanço do Fonseca, Bafo do Tigre, e Tá Mole Mas é Meu.

Dia 9 – a partir das 20h – Grupo Principal

Souza Soares, Cacique da São José, Magnólia Brasil, Unidos da Região Oceânica, Folia do Viradouro, Império de Arariboia, Sabiá, Grupo do Quinze e Alegria da Zona Norte.

Logística

Para maior comodidade, segurança e prevenção ao público e foliões presentes, na  Rua da Conceição serão montados 100m de arquibancadas, 1 posto de saúde com 3 médicos, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e 3 ambulâncias com enfermeiros e 12 padioleiros, além dos efetivos do Corpo de Bombeiros, PM, Guarda Municipal, CLIN, Controle Urbano e NitTrans.

A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas assistam os desfiles durante os três dias no Centro de Niterói.

Carnaval de Bairros

Cada vez mais forte e alegre, o Carnaval de Bairros vai receber o suporte da Neltur, em pelo menos 13 comunidades. Entre outros, se destacam: Rio do Ouro, Largo da Batalha, Barreto, Largo do Barradas, Engenhoca, Badu, Ponta D’Areia, Ilha da Conceição, Jurujuba, Rua Nóbrega em Santa Rosa, Ponto Cem Réis, Piratininga e Riodades.

A festa nas ruas

A população, visitantes e turistas cada vez mais procuram a espontaneidade e a alegria  das ruas. Este ano, houve um aumento de 30% dos blocos de ruas na cidade, com expectativa de  mais de 100 blocos por todos os cantos da cidade. Alguns deles como o Dominó e a Banda do Ingá, arrastam cerca de 40 mil pessoas cada um. As bandas de maior destaque são: Bloco Mancando de Ré, Banda dos Amigos do Largo do Barradas, Banda de Piratininga, Banda de Santa Rosa, Banda do Clube 5 de Julho, Banda do Clube Central, Banda do Ingá, Bloco Dominó, Banda da AABB, Banda do Clube Fonseca, Bloco Unidos de Jurujuba, Bloco das Piranhas de Jurujuba, Banda Arrasta Tudo do Barreto, Bloco Saias na Folia e Bloco do Peixe.




%d blogueiros gostam disto: