Prefeitura de Niterói não autoriza a construção de shopping no Colégio Salesiano

A prefeitura negará licença para a construção de um shopping em parte da área do Colégio Salesiano, em Santa Rosa.

Na último terça-feira, o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Niterói (CMPC) vetou, por unanimidade, o empreendimento. Um novo prédio no local descaracterizaria o conjunto arquitetônico do Salesiano, que é tombado.

A Inspetoria São João Bosco, mantenedora da escola, não informou se tentará a liberação para a construção do shopping em moldes diferentes do apresentado.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, a construção do shopping no terreno do Salesiano foi indeferida porque o CMPC considerou que o novo prédio comprometeria a visibilidade da basílica e do monumento à Nossa Senhora Auxiliadora, bens culturais tombados no terreno da escola.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, acrescenta que o veto ocorreu antes mesmo de os impactos viários e de vizinhança serem analisados. Poucos metros adiante, está sendo construída uma unidade da rede de supermercados Mundial.

– Há quatro meses deram entrada no pedido de licenciamento do empreendimento ao lado da basílica, no campo de futebol e na pista de corrida do Salesiano. Observamos que o projeto está a dez, 15 metros de um bem tombado, e o encaminhamos para a Secretaria de Cultura. Assim que recebermos formalmente a decisão do CMPC, vamos indeferir o projeto e confirmar ao requerente – conta.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: