Prefeitura de Niterói faz balanço e traça plano para 2017

Nesta segunda-feira, Rodrigo Neves, chefe do Executivo niteroiense, reuniu os principais dirigentes do governo municipal para projetar as metas a serem atingidas até o final de 2017. O anúncio foi feito no evento de divulgação do balanço do “Plano de 100 Dias”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, que contou com mais de 600 pessoas, onde o prefeito elencou dezenas de novas medidas que deverão ser tomadas pelo seu secretariado ainda neste ano.

Além da inauguração do túnel, prometida para o dia seis de maio, Rodrigo reiterou outra medida para a mobilidade da cidade: entregar 90% de todo o corredor da Transoceânica até o fim do ano, inaugurando todo o sistema da nova via no primeiro trimestre de 2018. Ele também falou sobre as obras do mergulhão da Praça Renascença.
“Vamos concluir as obras do mergulhão da Renascença até o fim deste ano. Essa entrega vai melhorar muito a circulação de quem mora no Centro e na Região Norte. Além disso, vamos avançar no programa de ciclovias (expandindo a rede cicloviária para toda a cidade) e na melhoria da qualidade do transporte público (alcançando o índice de 90% dos ônibus refrigerados)”, disse. “Também neste ano, iniciaremos as obras da Rua Marquês do Paraná, que terá uma ciclovia, e da Rua Dr. Celestino, que passará por obras de alargamento”, completou.

Para a área da infraestrutura, o prefeito reafirmou o compromisso de iniciar um projeto de drenagem para o bairro do Santo Antônio, na Região Oceânica, que sofre constantemente com alagamentos. Também será implantado um programa de revitalização da Praça Arariboia. O Parque Municipal Eduardo Travassos, conhecido como Parque das Águas, também será mais um espaço público requalificado a ser entregue em 2017.

Também dentro do plano de metas para este ano, Rodrigo informou que concluirá a contratação da parceria público-privada para a melhoria da iluminação pública, com 43 mil pontos de iluminação modernos, com lâmpadas de LED, por toda a cidade. Outro anúncio foi o início das intervenções no novo Mercado Municipal, que se localizará na Av. Feliciano Sodré, contando com pólos gastronômico e de floricultura.

Para avançar com o processo de melhoria no saneamento, ele também prometeu inaugurar o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), “que vai melhorar muito a qualidade da gestão ambiental na cidade”, junto com as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Badu e do Sapê, “chegando a 100% de água e esgoto tratados, o maior índice do país”.

Na área da educação, o prefeito promete chegar ao índice de 90% de conclusão das obras das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) do Preventório e do Engenho do Mato. Outra novidade será a “Nave do Conhecimento”, equipamento que promete requalificar o bairro da Engenhoca, com a realização de atividades educativas, culturais e promoção da cidadania mediadas por tecnologias digitais. Também para fomentar a educação, Rodrigo se comprometeu a criar o “Pacto pela Juventude”, programa que visa resgatar jovens de periferia que não estudam e também não trabalham. Também faz parte do planejamento a municipalização do Palácio do Ingá.

Para a saúde, Rodrigo reiterou o compromisso de iniciar a modernização da Maternidade Alzira Reis, além de avançar com o ‘Médico de Família’, buscando a universalização do programa. Para a segurança e ordem pública, promete concluir o curso de treinamento para armamento da Guarda Municipal, implantar portais de segurança em todas as entradas da cidade, e continuar prestando auxílio às forças policiais que atuam em Niterói.

“Gostaria de destacar que, na semana que vem, vamos apresentar o plano detalhado para todo o ano de 2017. E, até o mês de maio, vamos consolidar e apresentar a carteira de projetos estruturadores do nosso plano estratégico até 2020”, finalizou o prefeito verde.

Participaram da solenidade o vice-prefeito eleito e deputado estadual Comte Bittencourt, o secretário executivo Axel Grael, os deputados federais Sérgio Zveiter e Chico D’Angelo, o deputado estadual Waldeck Carneiro, o presidente da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec), Joaquim Andrade, e a representante da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Elenice Ramos.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: