Pizza de pão de queijo tem sabor em dobro!

01O pão de queijo é uma iguaria tipicamente brasileira, que hoje está presente em todos os cantos do País, e até fora dele. Ao lado do cafezinho, o pão saboroso e sequinho forma uma dupla imbatível para o café da manhã de milhões de brasileiros. 

Sua origem é incerta. Contam que no século XVIII, em uma fazenda do interior de Minas Gerais, uma cozinheira resolveu misturar restos de um queijo endurecido à massa do biscoito de polvilho. E assim, diz a tradição, surgiu o pão de queijo. A receita tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. Outras versões atribuem a autoria da receita aos goianos. 

Segundo os mineiros, servir o bom e velho pão de queijo é uma tradição que veio da roça. Sempre que amigos se encontravam na cozinha para jogar conversa fora, as ‘comadres’ serviam pãezinhos quentinhos, assados no fogão a lenha e preparados com ingredientes produzidos na própria fazenda. 

Naquela época ninguém imaginava que a iguaria fosse um dia se tornar um produto comercial de sucesso. Atualmente, as famosas ‘bolinhas’ de queijo ultrapassaram os limites geográficos e já são exportadas para pelo menos 20 países. Mesmo assim, entre os mineiros ainda é tradição servir às visitas o pãozinho feito na hora, acompanhado por um café fresquinho! 

Sempre fácil de fazer, a receita básica do pão de queijo leva ovos, polvilho, queijo mineiro ralado, óleo vegetal ou margarina e sal. Mas, com a criatividade da gastronomia brasileira, o famoso pãozinho ganhou novas – e não menos saborosas – versões. 

Pizza de pão de queijo

Ingredientes
Massa:

– 1 xícara (chá) de água
– Sal a gosto
– 1 xícara (chá) de óleo
– 1 xícara (chá) de leite
– 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
– 1 xícara (chá) de polvilho doce
– 3 ovos
– 1 xícara (chá) de queijo de minas meia cura padrão
– Farinha de trigo

Recheio:

– 5 colheres (sopa) de molho de tomate pronto
– 150 g de presunto em fatias ou ralado
– 250 g de queijo mussarela ralado
– Tomates em rodelas finas
– Azeitonas
– Catupiri
– Ovos cozidos
– Orégano

 Modo de preparo
Numa panela ferva a água com o sal, o óleo e o leite. Despeje sobre os polvilhos e misture até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um a um, mexendo sempre. Junte o queijo e misture até incorporar. Deixe descansar por 30 minutos em uma superfície enfarinhada. Com um rolo abra a massa em um círculo de 30 cm de diâmetro e transfira para uma forma própria para pizza sem untar. Espalhe o molho, o presunto, a mussarela, o tomate, as azeitonas, o catupiri, os ovos e o orégano e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos ou até assar.



Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: