CIDADES DESTAQUE

Pesquisa Ibope no Rio de Janeiro: Paes, 24%; Romário, 16%; Garotinho, 16%

banner

O Ibope divulgou nesta terça-feira (25) uma nova pesquisa sobre a corrida eleitoral ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os números apontam que Eduardo Paes (DEM) está na liderança com 24% das intenções de voto. Romário Faria (Podemos) e Anthony Garotinho (PRP) estão empatados em segundo lugar, com 16%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e Editora Globo, que edita o Jornal O Globo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os percentuais de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro:

  • Eduardo Paes (DEM): 24%
  • Romário Faria (Podemos): 16%
  • Anthony Garotinho (PRP): 16%
  • Indio (PSD): 6%
  • Tarcísio Motta (PSOL): 4%
  • Wilson Witzel (PSC): 4%
  • Marcia Tiburi (PT): 3%
  • Pedro Fernandes (PDT): 2%
  • Marcelo Trindade (Novo): 2%
  • André Monteiro (PRTB): 1%
  • Dayse Oliveira (PSTU): 1%
  • Luiz Eugenio (PCO): 0%
  • Brancos/nulos: 17%
  • Não sabe/Não respondeu: 5%

O número de eleitores que declararam votos brancos ou nulos soma 17%. Não sabem ou não responderam somam 5%. Luiz Eugênio (PCO) não pontuou. A pesquisa eleitoral também avaliou possíveis cenários no segundo turno, com os candidatos mais bem colocados. Na simulação entre Eduardo Paes e Garotinho, 44% dos eleitores declararam que votariam no candidato do Democratas, enquanto Garotinho tem 22%. Brancos e nulos somam 30% e 3% não souberam responder.

Na disputa entre Eduardo Paes e Romário, o democrata soma 38% dos votos e Romário 33%. Os dois, portanto, estariam tecnicamente empatados. Brancos e nulos representam 26% e 3% preferiram não opinar. No terceiro cenário possível, 39% dos eleitores disseram que votariam em Romário. Outros 26% votariam no Garotinho. Brancos e nulos têm 32% e 3% não responderam.

Rejeição – O Ibope também avaliou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Garotinho tem 50% de rejeição, enquanto Romário tem 25%, Indio 17%, Tiburi 14% e Tarcísio 11%.

Senado – O Ibope também ouviu eleitores sobre as intenções de voto para o Senado no Rio de Janeiro. Em primeiro lugar está César Maia (DEM) com 27%; Flávio Bolsonaro (PSL) aparece em segundo com 22%, seguido por Lindbergh (PT), 19%; Chico Alencar (Psol), 11%; Miro Teixeira (Rede), 10%; Pastor Everaldo, (PSC) 8%; Arolde Oliveira (PSD), 7%; Cyro Garcia (PSTU), 5%; Aspásia (PSDB), 4%; Mattos Nascimento (PRTB), 4%; José Bonifácio (PDT), 3%; Eduardo Lopes (PRB), 3%; Marta Barçante (PCB), 1%; Fernando Fagundes (PCO), 1%; Gabrielle Burcci (PMB), 1%; Samantha Guedes (PSTU), 1%; e Walter Cristie (Patriota), 0%.

As intenções de voto branco ou nulo para a primeira vaga no Senado somam 18% e para a segunda vaga, 26%. Outros 28% dos eleitores não souberam ou não responderam.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro e registrada no TRE sob o número RJ‐08813/2018 e no TSE: BR‐06646/2018. Foram entrevistados 1.512 eleitores de 41 municípios do Rio, com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%, ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem o atual cenário é de 95%, considerando a margem de erro.

Posts Relacionados

Julgamento de Lula no caso triplex em segunda instância é marcado para 24 de janeiro no TRF4

REDAÇÃO

MP querem RioCard e Fetranspor fora do Bilhete Único

REDAÇÃO

STF mantém decisão que obriga União a indenizar massa falida da Varig

REDAÇÃO

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Assumimos que você esteja de acordo com isso, caso contrário você pode fazer opt-out if se desejar. Aceito Leia Mais