full screen background image




Parque das Águas no centro de Niterói, será entregue dia 14

Niterói ganha mais uma área de lazer no próximo dia 14, o centro da cidade terá o Parque das Águas. Para acessar a área de 32 mil metros quadrados no Morro da Detenção, a Prefeitura de Niterói construiu um elevador para a população, com atenção para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.

Na chegada ao Parque das Águas, os visitantes encontram uma área de convivência, praça com brinquedo para crianças, além de dois espaços multiuso para eventos, que também serão disponibilizados para treinamentos da Defesa Civil e voluntários dos Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs).

A área ocupada pelo parque é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e abriga uma das últimas áreas verdes numa das regiões mais densas da cidade. No local foi construído, no século XIX, um sistema para o abastecimento de água para a cidade e que, ainda hoje, distribui água para alguns bairros.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o projeto executado no Parque das Águas integra o conjunto de ações com foco na sustentabilidade ambiental, desenvolvido nos últimos anos.

“Essa é uma área do centro da cidade sem uso público, causado pela dificuldade de acesso. No entanto, esse projeto, com um programa de educação ambiental, cultura e lazer, tem o objetivo de incentivar a preservação dos recursos hídricos e naturais para as atuais e futuras gerações”, enfatiza.

Rodrigo Neves diz, ainda, que muitos niteroienses não conhecem o local. “Tenho certeza que, assim como o Skatepark de São Francisco, o Horto de Itaipu e o novo Horto do Fonseca, esse novo parque, mais acessível e com estrutura adequada para receber visitantes, será um novo espaço de encontro e convivência para as famílias”, afirma.

A Prefeitura de Niterói incluiu o parque para os investimentos do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento foi de R$ 7,8 milhões.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: