NITERÓI NOTÍCIAS

Operação Verão começa em 15 de novembro em Niterói

banner

Doze praias terão reforço no policiamento, limpeza e ordenamento

A Prefeitura, anunciou, nesta quinta-feira (8), o início da Operação Verão 2018-2019 em doze praias da cidade. Por conta das temperaturas mais altas e do grande movimento de moradores e turistas na orla de Niterói, a ação de ordenamento das praias e do trânsito vai acontecer de 15 de novembro a 10 de março. Além da atuação de diversos órgãos públicos municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros participarão de forma integrada com o Município.

“Nossa gestão trabalha com planejamento, vigilância e monitoramento, numa ação integrada entre os órgãos da prefeitura e instituições parceiras, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para que tenhamos um verão organizado e nossos cidadãos e turistas possam usufruir das praias com tranquilidade e ordem. A praia é um espaço de convívio e peço para que cada um dos cidadãos nos ajude descartando o lixo de forma correta, não estacionando na garagem dos moradores, respeitando a lei de vizinhança, não usando caixas de som ou prejudicando a convivência de qualquer maneira. A participação do cidadão é muito importante para que a Operação Verão seja bem-sucedida”, destacou Rodrigo Neves.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói), tenente-coronel Márcio Guimarães, informou que 62 policiais estarão dedicados à Operação Verão, atuando de forma conjunta com a Guarda Municipal, fazendo o patrulhamento a pé, de bicicleta, motocicletas, quadriciclos e viaturas. “Nossa atuação será integrada com a da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Com o reforço do policiamento nessas áreas de grande movimento e em pontos estratégicos, nossa expectativa é garantir a Segurança Pública adequada para a população”, ressaltou.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, a Operação Verão vai contar com 70 agentes da Seop, incluindo guardas, agentes operacionais e da Fiscalização de Postura que vão promover o ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizarão os quiosques. Flanelinhas serão conduzidos por exercício ilegal da profissão. “Como fazemos todos os anos durante o período de maior movimento nas praias, vamos fiscalizar e organizar. Todos podem se divertir, mas é importante respeitar as leis e não incomodar moradores ou outros banhistas. Também queremos manter o ordenamento nos quiosques e no comércio para impedir ocupação do espaço público que, muitas vezes, impede o ir e vir das pessoas”, afirmou o secretário.

O presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, explica que 30 agentes de trânsito vão atuar nas praias, com fiscalização em viaturas e motocicletas, além de seis reboques. “Vamos trabalhar para minimizar as consequências da grande afluência de veículos, com o objetivo de que o trânsito seja rápido, seguro e eficiente. Um dos pontos estratégicos é o acesso para as praias de Camboinhas e Piratininga, que terá três operadores organizando o fluxo de veículos nos horários de pico da entrada e saída das praias. A NitTrans também fará a organização dos estacionamentos, com a remoção de veículos parados irregularmente”, afirmou Paulo Afonso.

O presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Luiz Fróes, explica que 80 profissionais estarão atuando em tendas montadas nas praias da cidade, realizando a distribuição de sacolas plásticas e material informativo, além de esclarecimentos sobre o descarte correto dos resíduos. Fróes conta, ainda, que os tratores chamados “tatuí” estarão realizando a limpeza a partir de dezembro com horário diferenciado. “É fundamental a participação da população no descarte correto de resíduos para manter os espaços públicos limpos. Além dos serviços que garantem a limpeza da cidade diariamente, diversas ações ambientais são desenvolvidas pela Clin e levadas à população, deixando a cidade cada vez mais sustentável. Nossa atuação durante a Operação Verão tem conseguido resultados bastante positivos”, disse Fróes.

Praias – A Operação Verão acontecerá nas praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Estarão participando das ações a Seop, Neltur, NitTrans, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Clin, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), administração regional de Icaraí, Região Oceânica, São Francisco e Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Posts Relacionados

PF indicia Temer e mais dez em inquérito sobre Decreto dos Portos

REDAÇÃO

Carnamar volta ao Calendário Oficial do Carnaval

REDAÇÃO

Semana do Meio Ambiente 2018 em Niterói

REDAÇÃO

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Assumimos que você esteja de acordo com isso, caso contrário você pode fazer opt-out if se desejar. Aceito Leia Mais