Ônibus no túnel Charitas-Cafubá: saiba como funciona

A Prefeitura de Niterói abrirá, neste sábado (06/05), o túnel Charitas-Cafubá. A solenidade de abertura será às 10 horas, no Cafubá. A partir das 13horas, as galerias estarão abertas ao tráfego de veículos. Funcionários trabalham nos últimos detalhes da obra e, nesta quarta-feira (03/05), foi realizada mais uma etapa de testes com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel. A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica era esperada há mais de 70 anos pelos niteroienses. São duas galerias (uma em cada sentido), cada uma com 1.350 metros de extensão e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia.

O CCO utilizará um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que vão informar, em tempo real, tudo que acontece nas galerias, permitindo o rápido acionamento de órgãos de socorro e segurança em caso de necessidade.

O túnel conta com 1.100 lâmpadas de LED e sistema de exaustão com 16 ventiladores, além de 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de evacuação de área. O moderno sistema de sonorização para emergências conta com 252 megafones, sendo 120 em cada galeria e mais quatro em cada porta de saída de emergência, com seis conjuntos de amplificadores.

As galerias do túnel homenageiam duas personalidades de Niterói. O jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel da nome à passagem Cafubá-Charitas, e o ex-prefeito João Sampaio batiza o trajeto Charitas-Cafubá.

A partir deste sábado, três linhas de ônibus passarão pelo túnel: 38B (Itaipu-Charitas), 39B (Piratininga-Charitas) e 1001 (integração Charitas-Itaipu).

As outras linhas que circulam na Região Oceânica continuam seguindo pela Estrada Francisco da Cruz Nunes em direção ao Centro.

O itinerário das linhas 38B e 1001 (integração Charitas-Itaipu) será o seguinte: seguem com trajeto normal até o DPO do Cafubá e, a partir deste ponto, o 38B acessa a pista do BHS, e o 1001 trafega pelas pistas laterais. Já a linha 39B mantém o percurso atual seguindo pela Avenida 7 e acessa o corredor do BHS na Avenida Paulo de Mello Kale, na altura do Cabufá.

Essas três linhas de ônibus que passarão pelo túnel terão um ponto de embarque e desembarque na Praça do Cafubá e outro em frente a estação hidroviária de Charitas, de onde os usuários poderão pegar o catamarã para a Praça XV ou fazer baldeação para o Rio e para o Centro de Niterói. Já o ponto final das linhas intermunicipais (seis vagas) será em frente ao hotel Solar do Amanhecer.

Estacionamento – Ao longo da orla de São Francisco e Charitas, o horário permitido para estacionamento será alterado. Em São Francisco, na Avenida Quintino Bocaiuva, no sentido Icaraí não será permitido o estacionamento de segunda a sexta-feira, das 5h às 10 horas, do lado direito e no canteiro central. Já no sentido Jurujuba, junto ao canteiro central, fica proibido estacionar das 16h às 20horas, nos dias úteis.

Em Charitas, na Avenida Silvio Picanço, sentido Icaraí, será permitido estacionar do lado direito da via no trecho entre a Maison Cascade e o cemitério São Francisco Xavier. Também será possível parar do lado esquerdo da via, no trecho entre o restaurante Verdana e o posto BR. Já no sentido Jurujuba será permitido estacionar no lado esquerdo da via (canteiro central) e, no lado direito da via, será permitido parar somente nas baias de estacionamento.

A operação da NitTrans contará com 23 agentes no trecho entre o DOP do Cafubá e a nova rótula de Charitas, incluindo o Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel, para orientar os motoristas e ordenar o trânsito.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: