Capa » ÚLTIMAS NOTÍCIAS » BLOG DO CLAUDIO » Governo do Rio confirmou que vai realizar licitação para substituir a CCR Barcas

Governo do Rio confirmou que vai realizar licitação para substituir a CCR Barcas

O governo do Rio confirmou que vai realizar licitação para substituir a CCR Barcas no serviço de transporte aquaviário, responsável pelo deslocamento diário de mais de 72 mil passageiros. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, a previsão é que a nova concessionária assuma ainda este ano.

Duas audiências públicas para discutir a modelagem do edital foram marcadas: uma no dia 20, na Associação Comercial, no Centro do Rio, e outra dia 21, na Associação Comercial e Industrial, no Centro de Niterói, ambas às 10h.

A Secretaria publicou no Diário Oficial de segunda-feira que a concessão do serviço intermunicipal terá caráter de exclusividade. O texto diz que a nova empresa terá de operar embarcações com pelo menos 120 lugares nas baías de Guanabara e Ilha Grande. A capacidade mínima exigida equivale à metade de lugares oferecidos pela menor embarcação em operação hoje na linha de Charitas.

“A nova concessionária deverá atender plenamente à demanda das linhas. Para linhas ou horários em que a demanda for baixa, uma opção poderá ser a utilização de embarcações menores”, esclareceu, em nota. Ainda segundo a Secretaria, a nova licitação aumentará a qualidade do serviço e vai incluir exigência de ar-condicionado nas embarcações.

O governo ainda estuda como será realizado o distrato. E iniciou discussões para a municipalização ou participação da Prefeitura do Rio nas linhas de Cocotá e Paquetá.

Em dezembro, a CCR Barcas alegou prejuízos financeiros e entrou com ação de rescisão do contrato de concessão, firmado em 1998 — a empresa assumiu em 2012, no lugar da Barcas S/A. “Tem que se abrir a caixa-preta da concessionária. Ela está alegando prejuízo, mas a gente não sabe o real motivo dessa desistência”, defende o deputado Flávio Bolsonaro (PSC), da Comissão de Transportes. “A tarifa é reajustada todo ano.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow