Dia Internacional da Mulher será comemorado com várias atividades em diversas áreas de Niterói

Niterói está repleta de eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8). Ações por diversos bairros do município vão retratar a importância da presença feminina. Além disso, como forma de homenagem, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) será iluminado com a cor lilás.

Os eventos da agenda, promovidos pela prefeitura com o slogan “Mulher. Nem um Direito a Menos”, vão acontecer durante todo o mês. Esta quarta será apresentado o documentário “Noivas do Cordeiro”, na Praça da República, às 15h. Também nesta quarta, será realizado um Cine Debate do filme “Que Horas Ela Volta”, das 19h às 21h, na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga.

Amanhã, ocorrerá o Corujão da Poesia, com o tema “Universo da Leitura em homenagem às mulheres” na Reserva Cultural de Niterói, das 20h30 à meia-noite. No sábado, dia 11, acontece a 1ª Trilha do Batom no Morro das Andorinhas, às 8h30, com concentração em frente à Paróquia São Sebastião de Itaipu.

Mais eventos – Destaca-se ainda, na programação, ações como uma caminhada no dia 16 de março, às 17h, pela Avenida Amaral Peixoto, no Centro. No dia 19, acontece o II Encontrão da Juventude com o tema “Agora é que São Elas”, no Horto do Fonseca, e no dia 25 haverá uma ação cidadã no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Santa Rosa.

No dia 28 acontece a abertura da exposição “Mulheres Brasileiras”, que apresentará um conjunto de fotografias e informações sobre 12 mulheres da cultura brasileira na Sala Carlos Couto, no Centro. No dia 30 será realizado um debate sobre a Lei Maria da Penha nas escolas, e para finalizar a programação, no dia 31, será inaugurada a Sala de Amamentação da Policlínica Carlos Antônio da Silva, no Centro.

Exames – Já em relação à saúde, a Universidade Federal Fluminense (UFF) promoverá, através do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis, a campanha “Mulher, você pode viver melhor a sua liberdade com consciência e cuidado! Venha fazer o seu teste de sífilis!”. A ação tem como objetivo sensibilizar o público feminino para a necessidade do diagnóstico da doença, e também para prevenção, através do uso de preservativo, durante a relação sexual. O teste para sífilis poderá ser feito na rede básica de saúde do Município e no Instituto de Matemática da UFF, no Campus do Valonguinho, das 8h às 17h.

Na Câmara de Vereadores, prossegue no hall de entrada até 31 de março a exposição “Mulheres em luta”, organizada pelo mandato da vereadora Talíria Petrone (PSOL). A mostra exibe fotografias e histórias de mulheres que foram referência em suas áreas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *