Novo secretário de Urbanismo, Renato Barandier,quer expandir BHS para Região Norte e Pendotiba

Após quatro anos no posto de subsecretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier foi nomeado como novo comandante da pasta. Ele afirma que seu objetivo central é dar continuidade ao trabalho iniciado pela ex-secretária Verena Andreatta. Seus principais pilares nesse rumo são o incentivo ao uso da bicicleta, a inauguração da Via TransOceânica e o encaminhamento do Plano Diretor para a apreciação da Câmara Municipal na próxima quarta-feira (15). Além dessas metas, Barandier afirma que a elaboração do “Plano de Mobilidade de Niterói” é o seu principal desafio para 2017.

O contrato do Plano de Mobilidade será assinado em março para, em seguida, ser discutido com a população através de Audiências Públicas ao longo do ano. Com custo zero aos cofres municipais, ele será patrocinado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) em um investimento de US$ 100 mil, e deve ficar pronto em, no máximo, 10 meses a partir da assinatura.

A iniciativa vai mapear os deslocamentos da cidade, considerando variáveis como área geográfica, número de veículos individuais e coletivos, malha cicloviária e horários de pico. Após esse diagnóstico, os dados servirão para apontar os principais pontos de congestionamento, quantidade de veículos trafegando na cidade, o espaço que eles ocupam nas vias públicas, a dimensão da área afetada pelo trânsito, entre outros indicadores. Barandier afirmou que uma das propostas do plano é levar a rede de transporte BHS para outras regiões da cidade.

“O Plano de Mobilidade vai estruturar uma rede de transporte, levando em consideração não só o ônibus, mas também o pedestre, ciclista e até mesmo o uso do solo, estudando de que maneira as atividades influenciam na demanda de transporte da cidade. Vamos propor à sociedade a integração da rede BHS para Pendotiba e para a Região Norte. A discussão do plano é fundamental para articular e pensar na melhor forma de realizar essa integração”, explicou o secretário.

“O estudo tem que ser aprofundado, porém, o Largo da Batalha (ao lado do Fórum de Pendotiba) é um ponto em potencial para a integração entre as três redes BHS. Além de se localizar no centro geográfico do município, planos de outras gestões já apontavam a possibilidade de implantar um terminal neste local”.

O plano foca no transporte público coletivo e no incentivo à construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que pode começar a sair do papel em 2020 e cujo estudo de viabilidade já está sendo elaborado. A iniciativa propõe a ligação entre Charitas e a Praça Arariboia, com um percurso de 11 quilômetros.

Reestruturação – O novo secretário também ressaltou o sucesso da aplicação da lei da outorga onerosa do direito de construir no Centro de Niterói. O mecanismo permitia que, até o final de 2016, os proprietários interessados em construir acima do potencial básico da área negociassem com a prefeitura pagando uma contrapartida financeira. Segundo ele, em apenas quatro meses (de setembro a dezembro de 2016), a prefeitura conseguiu licenciar seis empreendimentos no Centro, que renderam cerca de R$ 14 milhões.

“Em um cenário de crise econômica, a entrada desse montante nos cofres municipais é algo extraordinário. Pretendemos expandir o prazo para a aplicação da outorga onerosa por mais um ano, pois entendemos que assim conseguiremos captar mais recursos”, afirmou, após explicar que o projeto de lei (PL) inicial foi aprovado em agosto do ano passado. Agora, um novo PL solicitando a prorrogação do período de negociação – para dezembro de 2017 – já foi encaminhado à Câmara dos Vereadores e deve entrar em votação ainda neste primeiro trimestre.

Túnel – Barandier também falou a respeito do túnel subterrâneo que será aberto na Praça Renascença, também no Centro. A obra está prevista para terminar em maio e terá mais de 500 metros de percurso. De acordo com o secretário, os R$ 14 milhões já adquiridos através da outorga onerosa serão suficientes para custear o alargamento da Av. Marquês do Paraná (na saída do Mergulhão) e a construção de uma ciclovia nesta rua. Ele também disse que a secretaria está planejando utilizar parte desses recursos na urbanização de ruas do Centro, ainda não definidas.
“A entrega do mergulhão é fundamental para uma melhor fluidez do trânsito daquela região à tarde”.

Segundo Barandier, Niterói vai continuar a investir em políticas sustentáveis e inteligentes para reduzir o congestionamento de seu centro urbano. “Além da reestruturação e modernização do seu sistema de transportes públicos, a política de incentivo ao uso da bicicleta como alimentadora deste sistema, como efetivo meio de locomoção para curtas e médias distâncias, e para atividades de lazer, tem norteado os projetos de mobilidade elaborados atualmente pelo poder público local”, ressaltou.

A integração com a Secretaria Executiva vai levar a instalação de 150 bicicletários em Icaraí. O novo secretário disse que o prefeito junto a Neltur, através de uma Parceria Público Privada (PPP), vão remodelar toda a orla da cidade, com requalificação de quiosques, academias de musculação, áreas de lazer, mirante e ciclovia. Em breve teremos novidades na orla”, disse.

O secretário diz que a intenção ainda este ano é implantar uma ciclovia ligando a Zona Sul ao Centro da cidade pela Avenida Roberto Silveira até a Rua São Sebastião, passando pela Avenida Marquês de Paraná, Dr. Celestino e Jansen de Melo. “Estamos vendo a melhor forma porque temos um ponto crítico na saída do Mergulhão na esquina com a Rua Dr. Celestino. O projeto dentro da Operação Urbana Consorciada (OUC) já arrecadou R$ 14 milhões em Outorga Onerosa de empresas para isso, além de outras obras que serão construídas no Centro da cidade”, explicou.

Barandier revela que a construção de um shopping center na Marquês de Paraná, onde atualmente há um hortifruti e uma loja de pneus, vai abrir caminho para alargamento da saída do Mergulhão Ângela Fernandes, construção da ciclovia, ampliação da calçada e da esquina na Dr. Celestino para liberar o fluxo dos ônibus.

“Esta é a área que mais engarrafa no pico da tarde, na hora em que o trabalhador chega cansado do trabalho”, lamenta o novo secretário, que garante que vai acabar com o sofrimento. “Estamos aqui para licenciar empreendimentos com uma contrapartida que tem que ser obrigatoriamente destinada em infraestrutura. É o fato de ter o shopping, que vai permitir que a vida dessas pessoas todas que transitam do Centro a Zona Sul a pé, de bicicletas de carro e de ônibus seja melhorada”, concluiu o novo secretário.




2 thoughts on “Novo secretário de Urbanismo, Renato Barandier,quer expandir BHS para Região Norte e Pendotiba

  1. Vicente Luiz Cantini

    Bla bla bla bla. O tempo é o juiz inexorável das promessas. Aguardemos

    Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: