DESTAQUE NITERÓI

Novo modelo dos quiosques de Icaraí sera escolhido pela população

banner

Moradores de Niterói poderão opinar, a partir da semana que vem, sobre o modelo de quiosques que será adotado na Praia de Icaraí. A padronização faz parte da revitalização de 12 quilômetros da orla da baía, desde a Ponta da Areia, no Centro, até Charitas, na Zona Sul. O Projeto Orla será dividido em três frentes de obras, que poderão ocorrer de forma simultânea, ainda que não sejam iniciadas ao mesmo tempo. A previsão é de que as obras sejam entregues no primeiro semestre de 2020.

A primeira frente, orçada em R$ 1,8 milhão e prevista para começar no início do ano que vem, vai contemplar o trecho do Forte do Gragoatá até o início da Estrada Fróes, em Icaraí. A segunda frente compreende o trecho entre o Mercado de Peixe São Pedro, na Ponta da Areia, e o Forte do Gragoatá. A terceira vai da Estrada Fróes até Charitas. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a revitalização da orla fará parte da comemoração do aniversário de Niterói neste ano.

Tudo está sendo elaborado, neste momento, por arquitetos e urbanistas. O edital será lançado no aniversário da cidade. Isto faz parte da terceira onda de investimentos do nosso governo, integrado ao Pacto Niterói Contra a Violência, que atua na área de segurança pública, e que pretende tornar a cidade mais sustentável, moderna e melhor para se viver. Enquanto grande parte do Estado do Rio está retrocedendo, Niterói está se tornando uma cidade do futuro”, afirma Neves.

Moradores da cidade vão poder escolher através de votação feita pela internet, o modelo dos novos quiosques que serão implantados em Icaraí. A padronização faz parte do projeto que vai revitalizar 12km de orla em vários bairros da cidade

A revitalização da orla inclui reforma de calçadas, deques e mirantes. Também haverá arborização nas calçadas junto aos prédios. Além da harmonia estética, o projeto de paisagismo vai priorizar o ecossistema, coma utilização de espécies nativas. A Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, também será revitalizada. Dois deques serão construídos, um no Gragoatá e outro logo no início da Estrada Fróes. Em ambos, a estrutura ficará suspensa, em direção ao mar. Na Fróes, o local se chamará “Mirante Grael”, que pode ser visto na imagem acima, à direita, em homenagem aos irmãos Torben e Lars Grael, ícones do esporte naval da cidade.

Para o prefeito, além de melhorar a qualidade de vida da população, a revitalização pode alavancar setores da economia da cidade.

“Niterói tem uma das paisagens mais bonitas do Brasil. Este projeto se integra à nova Alameda São Boaventura, ao novo Mercado São Pedro e a outras iniciativas que pretendem dotar o espaço público de uma maior qualidade de vida. Queremos também aprimorar a infraestrutura para que os setores do turismo, da gastronomia e do audiovisual possam se tornar protagonistas da cidade. Desta forma, passaremos a não depender, por exemplo, do setor naval e do petróleo”, declarou.

Votação – Os moradores de Niterói interessados em escolher os novos modelos de quiosques da Praia de Icaraí poderão votar por meio do portal http://www.colab.re/niteroi.

Posts Relacionados

Bolsonaro diz a governadores que há medidas amargas, mas necessárias

REDAÇÃO

Governo extingue Secretaria Executiva do Conselho de Segurança Pública

REDAÇÃO

Em pronunciamento, Michel Temer diz que não renuncia à Presidência

REDAÇÃO

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Assumimos que você esteja de acordo com isso, caso contrário você pode fazer opt-out if se desejar. Aceito Leia Mais