Niterói inaugura novo Parque das Águas

A Prefeitura de Niterói entregou nesta sexta-feira (6) mais uma área de lazer revitalizada na cidade: o Parque das Águas Eduardo Travassos. Nesse primeiro momento, o espaço vai funcionar de terça-feira a domingo, de 8h às 20h. Para as obras do Parque, foram investidos R$ 7,8 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Uma das inovações é o elevador panorâmico, que facilita o acesso do público – especialmente os idosos e pessoas com deficiência. A área de 32 mil metros quadrados conta, ainda, com área de lazer e de convívio, parquinho, academia para terceira idade, auditório e jardim sensorial.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pontuou que, nos últimos anos, já foram recuperadas mais de 50 áreas de convivência da cidade, como o Horto do Fonseca, o Skatepark de São Francisco, a Praça da Riodades e o campo de futebol no Morro do Cavalão. Ele ainda ressaltou as possibilidades que a revitalização do parque traz para a população.

“Quando recuperamos espaços públicos e devolvemos ao cidadão, isso significa desenvolver a economia local, significa melhorar a saúde das pessoas, dando a elas uma área de convivência para estar com suas famílias. No Parque das Águas, podemos fazer um piquenique, falar com os filhos de como começou a cidade, a importância de conservar os recursos hídricos, os remanescentes da Mata Atlântica”, explica.

O vice-prefeito eleito Comte Bittencourt destacou o papel do Parque das Águas como espaço de integração entre importantes iniciativas.

“Nessa recuperação bem-pensada de um espaço urbano, junta-se meio ambiente, o saneamento, o direito à água”, comenta.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo, lembrou que as obras foram viabilizadas através do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), com recursos financiados pelo BID.

“O Parque é demonstração do abraço a áreas que foram esquecidas, em uma temática importante como a água”.

Durante o evento, os projetos More e Jovem Aprendiz fizeram apresentações musicais, e o prefeito plantou uma muda de espécie nativa da Mata Atlântica.

Programação – Neste fim de semana, a programação cultural e esportiva já começa a agitar o Parque. Neste sábado (7), de 10h30 às 11h30, é a vez de uma oficina de percussão ministrada por Flavio Raggaman, músico da banda Devir. Mais tarde, às 15h, Mestre Cid prepara uma apresentação de capoeira. No domingo, de 16h30 às 17h30, o Projeto Aprendiz vai ao ponto mais alto do parque para uma apresentação especial.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: