Sem categoria

Prefeito de Niterói decreta luto de três dias pela morte de Satiê Mizubuti

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), decretou luto oficial de três dias pela morte da professora e ex-vereadora, Satiê Mizubuti. Ela faleceu na madrugada desta quarta-feira (20), aos 87 anos. 

“Fiquei muito triste ao saber do falecimento da professora Satie Mizubuti, que nos deixou hoje aos 87 anos. Doutora em Geografia, a ex-vereadora se dedicou com muito afinco e competência à nossa cidade. Deixou sua marca como secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, comandou a Coordenadoria de Direitos das Mulheres e atuou na Universidade Federal Fluminense. Em homenagem a ela, decretei luto de três dias em Niterói. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, expressou o prefeito. 

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira (União Brasil), também lamentou a morte de Satiê nas redes sociais. 

“Recebo com pesar o falecimento da ex-vereadora Satiê Mizubuti, que também exerceu importantes funções na administração pública como secretária de educação e também de ciência e tecnologia. Foi ainda a primeira coordenadora dos direitos da mulher de Niterói”, disse.

O ex-prefeito e atual secretário-executivo de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), se manifestou sobre o falecimento da professora e prestou as condolências a família e amigos. 

“Recebi com tristeza a notícia de falecimento da professora Satie Mizubuti. Uma pessoa excepcional que nos deixou aos 87 anos. Niteroiense por adoção, sempre foi apaixonada por nossa cidade. Doutora em Geografia, Satie foi professora da Universidade Federal Fluminense e uma das primeiras vereadoras mulheres da cidade e teve uma vida dedicada à Niterói. Trabalhista histórica, deixou seu legado como Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e também esteve à frente da Coordenadoria de Direitos das Mulheres. Minhas condolências e sentimento aos amigos e familiares”, ressaltou Neves. 

Trajetória

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), Satiê era natural de Londrina, no Paraná, mas adotou Niterói como a cidade do coração. 

Com longa trajetória pela cidade, Satiê foi a primeira mulher a presidir a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói (CODIM), no ano de 2003 quando a pasta foi criada. 

Antes disso, foi eleita vereadora por Niterói nas eleições de 1988, e em seguida, se tornou secretária de Educação, Ciência e Tecnologia do município. 

Além da política, Satiê teve grande contribuição para a educação niteroiense. A professora presidiu a Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde dividiu o seu amplo conhecimento com milhares de alunos. 

O velório de Satiê está marcado para às 14h15, enquanto o enterro acontece às 16h15 na Capela 3 do Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba. A causa da morte não foi informada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo