Mini strudel de maçã

Fácil, fácil, esse mini strudel de maçã é daquelas receitas que dão o mínimo de trabalho, mas impressionam. É só abrir a massa folhada pronta (se preferir preparar em casa, vá em frente, mas não me convide…), cortar as maçãs em cubos e caramelizar. É importante usar maçãs verdes, ácidas, que fazem ótimo contraste com o caramelo. O segredo é assar logo antes de servir, para ficarem crocantes. Se preferir fazer um strudel grande, dá certo. Gosto de fazer individuais para a sobremesa.

Rendimento: 6 mini strudels

Ingredientes
4 maçãs verdes
100g de manteiga
100g de açúcar
1 pacote de massa folhada
Algumas gotas de suco de limão
Mais açúcar para polvilhar

Preparo:

1. Corte as maçãs verdes em cubinhos pequenos, misture com o suco de limão para não amarelar e reserve.

2. Derreta a manteiga com o açúcar, mexendo apenas para misturar. Pare de mexer e deixe caramelizar. Se parecer que açucarou, não se preocupe, depois a textura de caramelo será recuperada.

3. Ponha as maçãs no caramelo, mexa bem e deixe cozinhar até que elas amoleçam e a calda seque. Cuidado, porque se o caramelo ficar muito líquido vai prejudicar a textura do strudel. Não pode sobrar líquido. Tire do fogo e espere esfriar.

4. Abra a massa folhada com um rolo. Corte retângulos do tamanho que desejar – de 10 a 14 cm é um bom tamanho para uma porção individual. Distribua o recheio no centro em sentido vertical, deixando longe das bordas. Enrole como um rocambole.

5. Asse em forno médio até dourar. Deixe amornar e polvilhe açúcar por cima na hora de servir.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: