full screen background image




MAIS UM CARNAVAL COM DESFILE MINGUADO NA CIDADE QUE IDEALIZOU O SAMBÓDROMO

Mais uma vez a cidade que conta com três escolas desfilando no Rio de Janeiro e chegou a ser considerada pelo escritor Jorge Amado como tendo o segundo melhor do país “depois de Salvador”, terá quatro dias de folia com suas escolas de samba e blocos desfilando num trecho pequeno da Rua da Conceição, com uma estrutura igualável apenas a de algumas cidades do interior do Estado.

Por muitos anos, o governo Jorge Roberto Silveira deixou de promover os tradicionais desfiles, o que só retornou uma década após em função da determinação dos dirigentes do setor, sob a liderança de Ito Machado, que não esquece o fato da ideia de se construir um espaço fixo para os desfiles de carnaval e para eventos por todo o ano, ter partido de Niterói através de um estudo realizado pela “A Tribuna”, que iniciou campanha neste sentido.

A ideia niteroiense foi mais tarde copiada por Darcy Ribeiro-Leonel Brizola, que aproveitaram a ideia e em poucos meses construíram a Passarela do Samba, na Rua Marquês do Sapucaí, popularmente conhecida como Sambódromo, experiência adotada por outros Estados, inclusive São Paulo.

Originalmente os desfiles em Niterói eram realizados em quase um quilometro da Avenida Amaral Peixoto e na gestão de Moreira Franco, foi aproveitado o aterro da orla marítima central, onde se instalou uma deslumbrante Passarela do Samba, na via surgida entre a então Vila Olímpica (hoje Caminho Niemeyer) e o estacionamento que depois se transformou numa grande filial do supermercado Carrefour.

O desfile foi deslumbrante, transmitido por uma emissora de televisão e o corpo de jurados era engrandecido pela apreciação do escritor Jorge Amado.

Voltamos aos tempos do “monta-desmonta” arquibancadas e de gastos temporários elevados, para um desfile minimizado na oferta ao público, com grande prejuízo para o turismo, a contar com a “fuga” dos niteroienses para o interior

EDITORIAL DE A TRIBUNA NITERÓI




SABIÁ
Ensaio Técnico
Local: Quadra da Escola. Rua Tenente Osório, 56 – Fonseca
20h
toda quinta-feira
MAGNÓLIA BRASIL
Local: Rua Magnólia Brasil, Fonseca
20h
todo sábado
SABIÁ
Sambão da Sabiá
Local: Quadra da Escola. Rua Tenente Osório, 56 – Fonseca
20h
sábado, 3 de fevereiro
IMPÉRIO DE ARARIBÓIA
Ensaio de Rua
Concentração: Em frente ao Seminário, São Lourenço
19h
%d blogueiros gostam disto: