Sozinho ou acompanhado: programações para ambos momentos no Rio de Janeiro!
Confira diferentes sugestões de passeios individuais ou em grupo para se divertir no Rio
O Rio de Janeiro é o destino turístico mais popular do Brasil e um dos mais queridinhos do mundo. No primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, a incidência de visitantes brasileiros na cidade cresceu em 13,5%, enquanto o aumento de estrangeiros marcou 1,15%.
O número total de turistas passou de 4,67 milhões para 5,25 milhões, o que representa um aumento de 12,5%. As informações são do sistema Geodata da Secretaria Municipal de Turismo da Cidade do Rio, divulgadas pelo Observatório do Turismo.
Turistas de todos os países são atraídos para a Cidade Maravilhosa devido às magníficas belezas naturais, como a Praia de Copacabana, o Corcovado e o Pão de Açúcar. Uma das sete maravilhas do mundo e membro do seleto grupo de figuras mais notórias do planeta, o Cristo Redentor também encanta multidões.
Como boa cidade turística que é, o Rio de Janeiro tem um vasto leque de atividades de lazer e entretenimento que servem tanto para quem gosta de se aventurar sozinho, quanto para grupos de amigos e família.
Veja a seguir uma lista com algumas sugestões:
Para aproveitar sozinho
Jardim Botânico
Fundado em 1808 por D. João, o Jardim Botânico do Rio é o mais antigo da América Latina ainda em atividade. Famoso pela enorme coleção de plantas e pela atmosfera tranquila no meio da agitação carioca, é um dos principais pontos turísticos da cidade e local favorito dos moradores da região.
Ótimo para caminhadas, observação de pássaros e momentos de contemplação, essa é a opção perfeita para passeios individuais de quem precisa de um momento de calmaria e introspecção.
Na área gratuita, é possível andar pela propriedade e visitar o Museu do Jardim Botânico – também sem pagar nada. Aos que preferirem saber mais sobre a história do local e conhecer as dependências por completo, é preciso comprar ingressos para participar de visitas guiadas.
- Endereço: R. Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
- Funcionamento: 08h às 17h (segunda, terça e quinta a domingo), 11h às 17h (quarta-feira)
- Ingressos online
Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete Português de Leitura foi nomeado como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo pela revista Time, em 2021.
Além da arquitetura de tirar o fôlego – com fachada inspirada no Mosteiro dos Jerónimos, esculpida pelo artista Germano José de Salles, em Lisboa – o gabinete tem um impressionante acervo artístico, literário e histórico. Maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal, são mais de 350 mil livros que apresentam valor incalculável.
Dentre as obras mais notórias, a primeira edição de Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, e Ordenações de Dom Manuel (1521), de Jacob Cromberger.
- Endereço: R. Luís de Camões, 30 – Centro
- Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
- Entrada gratuita / site oficial
Para duplas ou grupos
Café do Forte na Confeitaria Colombo
A Confeitaria Colombo é um verdadeiro patrimônio do Rio. Fundada em 1894, é um dos lugares mais conhecidos da cidade devido aos enormes salões, decoração colonial, espaço para eventos grandiosos e menu cheio de delícias.
Com unidades no Centro, Ipanema, CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e Copacabana, a última é a mais famosa. Localizada no Forte de Copa, o chamado Café do Forte atrai gente de todos os cantos para saborear um delicioso café da manhã com vista deslumbrante para o mar.
Existem pacotes especiais para refeições a dois, como o Brunch do Museu e o Chá do Forte Duplo, ambos com cardápio recheado de pães, frios, queijos, bolos, bebidas quentes e frias, e muito mais.
- Endereço: Pç. Cel. Eugênio Franco, 01 – Forte de Copacabana
- Funcionamento: terças a domingos, das 10h às 19h
- Site oficial
Trilha da Pedra Bonita
É sempre melhor fazer trilhas em grupos por questões de segurança e simplesmente porque é mais divertido realizar uma atividade do tipo com mais pessoas.
A Trilha da Pedra Bonita é uma das mais famosas do Rio e tem nível de dificuldade moderada, o que significa que, com algum esforço, mesmo quem não tem o costume de fazer trilhas consegue completar o trajeto sem problemas.
Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a caminhada leva em torno de 50 minutos. Há alguns trechos íngremes e o trajeto é feito em áreas de reflorestamento de mata fechada, mas é um passeio tranquilo e agradável.
Ao chegar no topo da Pedra Bonita, a incrível vista – que contempla as praias da Barra, São Conrado, Ipanema, Leblon, Morro Dois Irmãos e Floresta da Tijuca – é de deixar qualquer um com os olhos brilhando.
Itens importantes para a trilha: roupas e tênis leves, chapéu ou boné, protetor solar, repelente, água, lanche leve, celular ou câmera fotográfica e carregador portátil.
- Endereço: Estrada da Pedra Bonita – São Conrado
- Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h (trilhas devem ser iniciadas até às 15h)
- Entrada gratuita / Mais informações
Day use
O day use é uma modalidade oferecida por grandes hotéis para que o público possa aproveitar suas áreas comuns, mas sem a necessidade de reservar um quarto e passar a noite. Dentre os serviços, estão inclusos o uso de piscinas, espaços de lazer, restaurantes, spa, etc.
O day use no Rio de Janeiro é particularmente vantajoso por causa dos serviços de praia, que proporcionam assistência personalizada, descontos especiais e acomodações exclusivas – como guarda-sóis, cadeiras e espreguiçadeiras – diretamente da areia da praia mais próxima.
Esse é um bom programa para grupos de amigos e famílias curtirem um dia diferente juntos, com muita diversão, relaxamento, atendimento VIP e ótimo custo-benefício.