DESTAQUE POLÍTIKA COM CLAUDIO

Hoje é dia de decidir – Um minuto para para escolher os seus próximos quatro anos

banner

Todos os dias nós fazemos uma quantidade considerável de escolhas, ainda que inconscientes, na maior parte.

Somos movidos pelos hormônios, pelas emoções e pela intuição mais pura: automaticamente, com base nas nossas experiências pessoais e da nossa espécie.

Mas no dia de hoje,  as nossas decisões exigem mais de nós mesmos do que simplesmente agir impulsionados pelos sentimentos primitivos: medo, raiva, sôfregas e paixão. Não se trata, apenas, de uma escolha individual, em que devem prevalecer os meus interesses pessoais e familiares.

É um intrincado jogo de xadrez, em que eu não enxergo que peça está sendo movida no tabuleiro nem quem está dando o lance que pode decidir a partida. Ainda assim, tenho de participar do jogo, e serei fundamental no resultado: é duvidar e decidir.

Desconfio, sempre, de quem tem certezas demais!

O que há de nos guiar?

A consciência de que ninguém está sozinho no mundo, seja como indivíduo ou agrupamento humano. Cada um de nós é impulsionado, quase sempre, a formar uma opinião que tenha apenas em conta os meus próprios interesses ou os interesses do grupo ao qual pertenço.

Esta é uma característica humana, está claro. Transcendê-la é uma obrigação de quem tem consciência da sua permanência, principalmente em tempos de negação da história, mesmo que da nossa história mais recente. É o velho perigo do erro repetido, a que podemos chamar de estupidez.

Mesmo se admitirmos que cada geração tem o direito de escrever a sua própria história, recusamo-nos a admitir que cada geração tenha o direito de recompor os fatos de harmonia com sua perspectiva; não admitimos o direito de se atentar contra os fatos.

Busque guiar no momento em que está ali na cabine de votação que dá régua e compasso à arte da escolha de hoje.

Até porque o eleitor, ali, anônimo, solitário, decide a vida de uma Nação. É quando o indivíduo, insignificante na multidão, usa sua funda para abater um gigante, que tanto mal pode fazer a todos.

Related posts

Vasco perde em Pelotas e vê pressão aumentar

REDAÇÃO

Sem alterações, Senado aprova MP do Ensino Médio e texto vai a sanção

REDAÇÃO

Flamengo goleia Corinthians por 3 a 0- Lucas Paquetá brilha em Itaquera!

REDAÇÃO

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Assumimos que você esteja de acordo com isso, caso contrário você pode fazer opt-out if se desejar. Aceito Leia Mais