Goiás terá a CNH Digital a partir do dia 30 de setembro

A partir do dia 30 de setembro, os goianos poderão apresentar a versão digital do documento. O estado será o primeiro do país a oferecer o modelo virtual da CNH. Até fevereiro de 2018, todos os estados deverão garantir a opção digital aos motoristas. Mas quem ficou curioso pode acessar o site do Serpro, www.serpro.gov.br, e testar a novidade.

A carteira de motorista digital, a CNH-e, é um aplicativo e estará disponível para download, a partir de fevereiro do próximo ano. Ela vai armazenar todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, que garante autenticidade ao documento.

O coordenador de educação do Trânsito do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, Francisco Garonce, explica como os condutores poderão optar pela CNH digital.

Sonora: “Eu tenho um celular ou um tablet, eu vou escolher aquele equipamento, vou receber um link do Detran ou do Serpro, que desenvolve aquela tecnologia para a gente, e aquela CNH vai ficar guardada dentro daquele dispositivo móvel.”

O presidente do Detran de Goiás, Manoel Xavier, argumenta que o estado será o primeiro a implementar a carteira digital, por ter concluído todas as etapas estipuladas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para oferecer o documento.

Sonora: “Todos os passos necessários para a implementação nós já fizemos junto ao Denatran e ao Sepro. Tudo que diz respeito a CNH digital, a homologação, a assinatura digital por parte do Detran-GO. A recepção das pessoas, por nossa equipe, que queiram a CNH digital.”

Segundo o Detran de Goiás, inicialmente não haverá cobrança adicional pela CNH digital. No estado, eventuais taxas só vão começar a valer após autorização legislativa. E, no restante do país, também será decisão dos órgãos estaduais de trânsito, cobrar ou não pelo documento.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: