full screen background image




‘Forza Luca’? Presidente do PT se confunde e vê apoio a Lula em estádio alemão

Ao notar a confusão, Gleisi apagou sua publicação das redes sociais e justificou “fiz de boa fé”; faixa era dedicada e um torcedor chamado Luca

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann (PR), passou por um episódio constrangedor neste fim de semana, quando confundiu uma faixa que fazia homenagem a um torcedor italiano, com um sinal de apoio internacional ao ex-presidente Lula – que protagoniza uma campanha de incentivo nas redes sociais.

“SHOW DE TORCIDA!! Um apaixonado por futebol como @LulapeloBrasil [perfil oficial do petista] merece mesmo o carinho e a homenagem de torcedores no mundo todo”, escreveu a senadora no Twitter. “Recebi esta imagem, que mostra uma faixa ‘FORZA LULA’ na torcida do Bayern de Munique, ontem, na partida contra o Bayer Leverkusen, pela Liga Alemã”, completou Gleisi Hoffmann .

O problema é que a imagem publicada por Gleisi estava passível de uma má interpretação. Afinal, embora parecesse que estava realmente escrito a expressão ” Forza Lula ” (em português, “Força Lula”), o que estava estampada na faixa era uma homenagem ao torcedor italiano Luca Farnesi, 44 anos, que foi vítima de uma briga de torcidas em seu país. Ou seja, estava escrito ” Forza Luca “.

Na foto em questão, um outro torcedor se apoiava na faixa, criando a falsa impressão de que o ‘C’ de Luca era um ‘L’, de Lula.

O engano foi notado pela presidente do PT poucos minutos após a publicação mas, como tudo na internet, já era tarde demais. Embora ela tenha apagado o tweet, diversos internautas já haviam salvado a mensagem e eternizado a falha da senadora.

Após apagar a mensagem, Gleisi chegou a comentar o caso em uma de suas publicações, falando que havia recebido a mensagem por terceiros. “Recebi de um torcedor! Fiz de boa fé!”, justificou.

Quem é Luca Farnesi

Agora que a confusão foi desfeita, Gleisi já deve saber quem é Luca Farnesi. Mas você o conhece?

Seu nome vem sendo repetido pela Europa. Isso porque o torcedor italiano entrou em coma após um confronto de torcidas, no dia 5 de novembro, gerando comoção na comunidade da bola.

Desde então, as homenagens a Luca Farnesi se tornaram comuns em diferentes estádios do continente.

Segundo a mídia internacional, Luca é torcedor do Sambenedettese, da terceira divisão italiana, e teria se envolvido em uma confusão na saída de um jogo. No episódio, ele teria sofrido uma queda e batido a cabeça.

O caso emocionou a Itália e já fez com que vários clubes do país e outras agremiações europeias levassem faixas com os dizeres “Forza Luca” a estádios.

Enquanto isso, no Brasil, a hashtag #ForçaLula tem se espalhado pelas redes sociais a partir da campanha petista, encabeçada por autoridades como Gleisi Hoffmann, a favor do ex-presidente e contra a sua condenação. Ou seja, um caso não tem relação alguma com o outro – além de oito letrinhas, é claro.

 


TAG


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: