Fogo destrói casarão do antigo Colégio Brasil

Um incêndio destruiu parte de um casarão histórico na Rua João Brasil, no Fonseca, na madrugada desta quinta-feira (8). As chamas começaram por volta de 3h e só foram controladas por volta das 7h pelos bombeiros. Moradores do condomínio de 4 blocos Solar do Barão, onde fica o imóvel, se assustaram com a fumaça e chegaram a deixar seus apartamentos, com medo das chamas – que chegaram na altura do sétimo andar – se alastrarem. Mas, apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo a prefeitura, o processo de tombamento está em fase de conclusão. Como o imóvel é particular, cabe aos proprietários a manutenção. Quando estiver tombado, caberá à prefeitura o monitoramento para que o casarão seja preservado e que qualquer intervenção que venha a ser feita não modifique suas características originais. Além do imóvel ter donos, ele está em terreno que também é particular – pertence ao condomínio Solar do Barão. Não houve doação do imóvel para prefeitura.

O imóvel já havia sido interditado pela Defesa Civil em 2015, por apresentar risco de desabamento da estrutura de madeira do telhado. Nesta quinta-feira, assim que as chamas foram contidas, o órgão realizou uma vistoria detalhada na estrutura do prédio e foi ratificada a necessidade de interdição do imóvel porque o quadro já existente piorou por conta das chamas que atingiram o telhado. No entanto, o risco é somente no telhado. O restante da estrutura não corre risco de desabar.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: