Evento de gastronomia Rio je t’aime acontecerá no Reserva Cultural [01 e 02/04]

Mostra reunirá cerca de 30 chefs de cozinha que vão apresentar culinária francesa e brasileira

Nos próximos dias 1 e 2, no Reserva Cultural, em São Domingos, acontecerá a nova edição da feira gastronômica Rio je t’aime. O encontro da cultura e gastronomia francesa terá entrada gratuita e reunirá cerca de 30 chefs que vão elaborar pratos da culinária francesa e brasileira. O encontro é uma parceria do Reserva Cultural, da Aliança Francesa de Niterói e do Consulado Geral da França.

Entre eles os profissionais convidados destacam-se Olivier e Louis Cozan, Alexandre Henriques, Silvia Paludo, Pedro Ivo, Marcio Arruda, Igor Mauricio, Zela Brum, Cesar Augusto, Fred Monnier, Fabiana Schmaedecke e Fred de Mayer. Além de Guilherme Veiga, Rolland Villard, Vicente Maia, Cello Passarelli, Fernanda Cabral, Pedro Lima, Jimmy McManis, conhecido como “ogro” Jimmy, entre outros. “Fiquei super feliz em poder vivenciar um pouquinho do berço gastronômico mundial”, sintetizou a chef Sílvia Paludo, do Grupo Paludo Gourmet.

O cardápio da feira é variado e inclui opções veganas e vegetarianas, além de vinhos, queijos e pães. Entre os destaques estão sanduíches artesanais, nhoques recheados, ratatouille (berinjela e abobrinha assadas com tomate), aligot (purê de batatas com queijo), galettes da Bretanha (crepes), escargot, arroz de pato e de cordeiro. Para os amantes de frutos do mar, a Rio je t’aime terá iguarias como arroz de polvo, truta da serra, tartar de vieiras e pratos com mexilhões e bacalhau. Para sobremesa: waffles, macarons, bolos, mousses, petit four (biscoitos amanteigados) e éclair (bombas de chocolate).

Além da gastronomia, a Rio je t’aime conta também com programação infantil e musical. Crianças de 3 a 10 anos poderão participar de oficinas infantis de culinária gratuitas. Elas vão aprender receitas de guloseimas tradicionais como cupcake, às 14h, e brigadeiro, às 15h, com uma releitura mais saudável e nutritiva, nos dois dias do evento. Os pequenos terão a oportunidade também de se divertirem com piquenique, brincadeiras ao ar livre, música e contação de histórias, com o projeto Nikiti Kids, promovido pelo Reserva Cultural, aos domingos, com valor de R$ 10. Haverá ainda um ateliê de ilustração com Elise Carpentier, que é francesa, artesã e designer gráfica, formada em Arte Contemporânea, pela Universidade de Lille III.

O evento recebe no sábado, dia 1, as cantoras e compositoras Elisa Queirós e Crikka Amorim, que promoverão um encontro musical para festejar seus 30 anos de estrada. Nos domingo, DJs apostam em seleções de músicas da atualidade. A feira reunirá ainda produtores artesanais variados, como Quitanda Natural, Italia in Barattolo, Have a coffee, Oja, entre outros. E também o Ateliê Pérola Negra, que apresenta roupas e acessórios da cultura africana.

A feira gastronômica acontecerá, no sábado (1) das 12h às 22h, e no domingo (2), das 10h às 20h. O Reserva Cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos.

ENTRADA GRATUITA
Amplo espaço coberto, com estacionamento e próximo à estação das barcas.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: