Espaguete de abobrinha

02O espaguete de abobrinha pode ser também de cenoura, palmito pupunha ou chuchu, por exemplo. Para ficar mais prático, use um fatiador de legumes que já corta em tirinhas. Ele é igual àquele descascador, só que com serrilhado. Comprei o meu na loja Oriental House,  (Rua Luiz de Camões, 213, em Santos), mas ele é vendido em muitas lojas on-line. Fiz o espaguete de abobrinha com um molho simples de tomate e salpicado de ricota e pesto. Mas você pode colocar o acompanhamento que quiser, como limão-siciliano, salmão defumado, atum etc.

Ingredientes: 2 abobrinhas pequenas; 2 tomates sem pele e sem sementes; 50g de ricota fresca; 2 dentes de alho picados; azeite o quanto baste; sal e pimenta moída o quanto baste.

Para o pesto: 1 xícara de folhas de manjericão; 6 colheres (sopa) de azeite; sal a gosto e 2 castanhas-do-pará.

Preparo espaguete: com um cortador especial, corte a abobrinha em fios, exceto o miolo, que deve ser desprezado (faça-o refogado para não desperdiçar). Se você
não tiver o cortador de tirinhas de legumes, use um descascador. Corte fatias finas e, depois, com a faca, faça tirinhas. Leve 1,5 litro de água para ferver com 1 colher (chá) de sal. Quando estiver fervendo, acrescente a abobrinha cortada em espaguete. Deixe por cerca de 2 minutos. Depois, escorra e coloque em água gelada para interromper o cozimento. Em uma panela, ponha um fio de azeite, o alho picado e deixe refogar rapidamente. Coloque o tomate picado e depois o espaguete. Mexa. Acerte o sal e acrescente pimenta, se quiser. Para o pesto, bata o manjericão, as castanhas e o azeite no liquidificador ou processador até virarem uma pasta. Se for preciso, coloque mais azeite. Acerte o sal.
Montagem: em um prato, disponha o espaguete com tomate e salpique a ricota. Enfeite com o pesto.
Rendimento: 2 porções.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: