full screen background image




Começou nesta segunda-feira a obra de revitalização do Rio Icaraí

As obras de revitalização do Rio Icaraí, no canal do Campo de São Bento, já começaram. Um dispositivo hidráulico, chamado de Tomada de Tempo Seco (TTS), interceptará o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente. Para diminuição do impacto das intervenções, o sistema de bombeamento foi projetado no arruamento interno, para ser enterrado, não precisando retirar nenhuma árvore do Parque. A obra está sendo realizada pela Prefeitura de Niterói em conjunto com a administradora Águas de Niterói e tem previsão de entrega para daqui seis meses.

No primeiro momento, a iniciativa contará com a implantação da uma linha recalque no interior do Campo de São Bento. Essa intervenção consiste no assentamento de tubulações de diâmetro de 300 mm ao longo da rua interna de terra do local. A previsão de conclusão dessa etapa é de 10 dias.

Toda a operação desse sistema será realizada remotamente, por meio do Centro de Controle Operacional de Esgoto da Águas de Niterói, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Além disso, técnicos da concessionária acompanharão diariamente o funcionamento desse dispositivo no local.

“Independentemente da implantação desse sistema no Campo de São Bento, é importante ressaltar que a fiscalização para identificação e regularização das contribuições irregulares de esgoto no sistema de águas pluviais continuarão sendo realizadas através do Projeto Se Liga, que é uma parceria da Águas de Niterói com a Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS)”, esclarece o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

A obra será realizada tendo todo o cuidado de não afetar o meio ambiente.

“Serão muitas as vantagens dessa obra. Como teremos uma diminuição do fluxo de água no parque poderemos concretar o fundo do canal o que ajudará muito na manutenção. Um outro fator é que a qualidade do ar no Parque irá melhorar muito e estaremos tomando todo o cuidado de não retirar nenhuma árvore do local e manter as características do Parque que é o pulmão de Icaraí” observou Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: