Cine Arte UFF faz aniversário e programa eventos especiais

No dia 12 de setembro o Cine Arte UFF comemora 49 anos. E para celebrar esta data, que dá início às comemorações dos 50, estão programados cinco eventos muito especiais.

Dia 7 de setembro, o documentário “Um Filme de Cinema”, de Walter Carvalho, será exibido com a presença do diretor. O filme traz a história de um cinema abandonado e em ruínas no interior da Paraíba onde é o cenário inicial de um filme sobre o cinema, que viaja nos depoimentos do romancista e dramaturgo Ariano Suassuna e de inúmeros cineastas, como Bela Tarr, Júlio Bressane, Ruy Guerra, Jia Zhang-ke, Lucrécia Martel e Karim Aïnouz. Eles discutem questões sobre a linguagem cinematográfica: como atingir a verdade? O cinema deveria ser realista ou privilegiar o falso? Qual é o papel da objetividade na hora de filmar? Como explorar o som? Qual é a diferença de usar planos longos em relação aos curtos?

No dia 11, segunda-feira, teremos Cine Concerto, com o clássico “Nosferatu” (1922), com soundpainting. A Cineorquestra Soundpainting Rio, regida e coordenada por Taiyo Omura, está de volta ao Cine Arte UFF fazendo a criação coletiva de uma sinfonia do horror. Uma orquestra performática, com trinta músicos e convidados especiais, apresentará uma trilha sonora e sonoplastia ao vivo de um dos maiores clássicos do cinema, utilizando o Soundpainting e Conduction (linguagens de sinais para composição ao vivo/improvisação dirigida). A sessão é uma parceria com o Cineclube Rã Vermelha.

Dos dias 11 a 14 haverá três sessões com debate: Entre os homens de bem (presença do diretor Carlos Juliano Barros, do fotógrafo Caue Angeli e do produtor executivo Mauricio Monteiro), O homem que matou John Wayne (debate com Ruy Guerra e o diretor Diogo Oliveira) e Abaixando a máquina 2 – No limite da linha (debate em rede com o diretor Guillermo Planel), esses últimos com entrada franca!

O Cine Arte UFF fica na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: