Carnaval de Niterói terá 500 policiais

Com uma redução de 40% nos gastos, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) apresentou os bastidores do carnaval em Niterói. A festa, que não teve o orçamento divulgado, contará com 500 policiais militares nas ruas e monitoramento reforçado com o apoio do Cisp Móvel. Assim será o carnaval 2016 em Niterói. A Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), já está com 80% do planejamento traçado para a festa na cidade, de acordo com presidente do órgão, José Mauro Haddad. Serão 35 agremiações no desfile oficial na Rua da Conceição, mais de 100 blocos nas ruas e em 13 comunidades, onde se destacam os carnavais de bairro. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (14) durante reunião na sede da Neltur com a participação de todos os órgãos envolvidos na festa momesca da cidade. A expectativa dos organizadores é que a Rua da Conceição receba cerca de 20 mil pessoas, entre os dias 7 e 9 de fevereiro.

Segundo Haddad, o mesmo diferencial que deu certo na festa de Réveillon será feito no carnaval, que foi a atuação do Cisp Móvel, uma novidade na área de segurança neste ano em Niterói. “A atuação do Cisp Móvel foi muito positiva na festa da virada e agora vamos repetir isso durante o carnaval. A identificação de crianças por pulseiras também será repetida”, diz.

José Haddad afirma que a economia da cidade é uma preocupação constante, mas o principal é que os foliões de Niterói curtam os quatro dias da festa popular na Rua da Conceição ou em um dos blocos e bandas que sairão espalhados em diversos pontos da cidade.

“A alegria do folião é o fator principal desta festa popular, mas claro, o que cabe à gestão pública, que é garantir a estrutura e logística, será feito da melhor maneira possível. O niteroiense gosta de um carnaval pacífico, alegre e familiar e estamos trabalhando para que isso aconteça, mas teremos uma economia significativa neste ano em toda a festa”, ressalta José Haddad.

O presidente da Neltur comenta ainda que o carnaval da Rua da Conceição já existe há 10 anos e a logística operacional já está montada, somente é aperfeiçoada a cada ano. “O resgate do carnaval de raiz e autêntico será o espírito da festa momesca em Niterói, com objetivo de reunir os niteroienses e atrair turistas para a cidade. Niterói mostra o carnaval como tem que ser, como nasce uma grande escola, embora nós já tenhamos três escolas que atravessam a baía, Viradouro, Cubango e Sossego, conseguimos divulgar bem o carnaval de Niterói”, conclui.

Segurança – O Major Guimarães informou que a Polícia Militar vai trabalhar com um efetivo de 500 homens, com patrulhamento em viaturas e a pé. A PM terá a parceria da Guarda Municipal com cerca de 480 homens.

A Polícia Civil vai atuar na parte investigativa e nos autos de prisão em flagrante. De acordo com o delegado adjunto Rodolfo Franco, da 76ª DP (Centro), as centrais de flagrantes (76ª DP e 77ª DP – Icaraí) funcionarão em revezamento com a 78ª DP (Fonseca).

O Corpo de Bombeiros atuará na área de prevenção, trabalhando com base em três pontos durante os dias de desfile: Av. Rio Branco, Rua Maestro Felício Toledo e Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. Por questões de segurança, o corpo de bombeiros não vai liberar o uso de fogos de artifício antes do início dos desfiles, assim, como está proibido o uso de recipientes de vidro.

O inspetor da Guarda Municipal, Paulo Brito, informou que ainda não foi definido como será realizado o esquema de credenciamento dos ambulantes no desfile da Rua da Conceição. Ele ressaltou que além de dar suporte no desfile e nos blocos de bairros, os agentes irão trabalhar também na Operação Verão, que não pode ser esquecida, principalmente no carnaval, onde o número de banhistas dobra.

Saúde – Haverá um Posto de Saúde montado em frente à Rua Maestro Felício Toledo, funcionando com médicos de plantão, enfermeiros e três ambulâncias durante os dias 7, 8 e 9, desde a abertura do carnaval até o final dos desfiles em cada dia, previsto para término às 2 horas.

Trânsito – A NitTrans estabeleceu um prazo de 72 horas úteis para que os blocos peçam autorização para o fechamento de ruas para seus desfiles. A lista completa das ruas interditadas será divulgada posteriormente. Outra preocupação é com a movimentação dos carros alegóricos. Após cada escola desfilar, os carros serão direcionados para uma rota de saída já pronta para que não haja atropelos no trânsito. A NitTrans trabalhará com 110 agentes diariamente durante o carnaval.

Limpeza – A Companhia de Limpeza de Niterói – Clin, fará a limpeza não só na Rua da Conceição, mas em todos os pontos onde desfilarão os blocos espalhados pela cidade. Após o desfile de cada escola de samba e bloco, a retirada de resíduos será feita imediatamente.

A Rua da Conceição vai ser palco dos desfiles das Escolas de Samba durante três dias, 7, 8 e 9 de fevereiro, a partir das 20h. CORTE momesca estará circulando pelos bairros da cidade

Dia 7 – a partir das 20h – Grupo Especial de Enredo Dia 7 – a partir das 20h – Grupo Especial de Enredo Bem Amado, Unidos do Castro, União do Maruí, Banda Batistão, Galo de Ouro, Grilo da Fonte, Unidos da Ciclovia, Fora de Casa, Unidos do Barro Vermelho e Tá Rindo Por Quê?

Dia 8 – a partir das 20h – Grupo de Acesso Combinados do Amor, Sacramento, Experimenta, União da Engenhoca, Mocidade de Icaraí, Unidos do Boaçu, Balanço do Fonseca, Bafo do Tigre, e Tá Mole Mas é Meu.

Dia 9 – Dia 9 a partir das 20h – Grupo Principal a partir das 20h – Grupo Principal Souza Soares, Cacique da São José, Magnólia Brasil, Unidos da Região Oceânica, Folia do Viradouro, Império de Arariboia, Sabiá, Grupo do Quinze e Alegria da Zona Norte




%d blogueiros gostam disto: