Blatter e Platini suspensos por oito anos pela Fifa

Joseph Blatter, presidente da Fifa desde 1998, e Michel Platini, presidente da Uefa desde 2007, foram suspensos por oito anos de qualquer atividade relacionada ao futebol. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21/12)  pelo Comitê de Ética da Fifa.

O pagamento de 1,8 milhão de euros em 2011 de Blatter a Platini, supostamente por trabalhos de assessoria à Fifa concluídos uma década antes, sem um contrato escrito, resultou em um primeiro momento em uma suspensão provisória que chegaria ao fim em janeiro, à espera da decisão final.

Embora as acusações de corrupção não tenham sido mantidas, o Comitê de Ética considerou ambos culpados de “conflito de interesses” e de “gestão desleal”. Platini deve pagar ainda uma multa de 80.000 francos suíços (74.000 euros), maior que a multa atribuída a Blatter, fixada em 50.000 francos suíços (46.295 euros).

Os dois dirigentes podem recorrer da condenação de oito anos ao Comitê de Apelação da Fifa e depois, eventualmente, ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

A punição é um duro golpe para o ex-jogador da seleção francesa, já que Platini desejava disputar a eleição presidencial da Fifa, programada para 26 de fevereiro.

O suíço Blatter, de 79 anos e que em quatro décadas passou por diversos cargos na entidade que comanda o futebol mundial, já estava praticamente aposentado, mas esperava ter a possibilidade de presidir a Fifa até a eleição de seu sucessor.

*Com informações da “Isto É Dinheiro”




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: