DESTAQUE NITERÓI

Acordo pela segurança entre Niterói e Medellín

banner

Os prefeitos Rodrigo Neves (Niterói) e Federico Gutierrez (Medellín, na Colômbia) fecharam um acordo de cooperação entre as cidades para a implementação do Plano de Segurança Pacto Niterói Contra a Violência.

A parceria foi selada durante o Encontro Anual de Prefeitos promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado na cidade colombiana entre os dias 17 e 20.
“Medellín tem uma experiência internacional de referência na área da segurança pública e o Pacto Niterói Contra a Violência, que idealizamos junto com a organização Comunitas e os maiores especialistas em segurança pública do país, foi inspirado nos exemplos de Nova Iorque e da própria Medellín”, disse Rodrigo Neves.

O prefeito antecipou como se dará essa parceria e explicou que o acordo de cooperação acertado entre Niterói e Medellín possibilitará a troca de experiências e a participação de técnicos que acompanharam a implementação do plano de segurança da cidade colombiana nas ações de implantação do Pacto Niterói Contra a Violência.

“A experiência de Medellín demonstra que é possível reduzir os índices de criminalidade. Nenhuma cidade no mundo, sobretudo da América Latina, terá índice zero de violência. A violência é um fenômeno multidimensional e o exemplo de Medellín deixa claro que é preciso integração de todos os níveis de governo e instituições do sistema de Justiça e polícia. Tenho certeza que essa parceria será muito útil e Niterói terá ainda melhores resultados e uma segurança pública mais eficiente.”

Federico Gutierrez reafirmou que o acordo trará benefícios não apenas para Niterói, mas também para a cidade que governa:

“Precisamos juntar os setores público e privado em busca das melhores ideias, ações e oportunidades, além de combater as estruturas ilegais. Vamos a Niterói para passar nossas experiências, de tudo o que passamos e também receberemos informações do que está sendo feito. Nós sempre devemos valorizar a vida, que é o mais importante de tudo”.
Rodrigo Neves participou do Encontro Anual do BID a convite da instituição, acompanhado do secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, e do secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Paulo Henrique Moraes.

Related posts

Fluminense derrota Boavista

REDAÇÃO

Incêndio atinge Velódromo do Parque Olímpico durante a madrugada

REDAÇÃO

Inauguração do Mergulhão da Praça Renascença acontece neste sábado

REDAÇÃO

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Assumimos que você esteja de acordo com isso, caso contrário você pode fazer opt-out if se desejar. Aceito Leia Mais