8 dicas para descobrir se seu mel é verdadeiro ou falsificado

Você pode não saber, mas o mel muitas vezes é alvo de falsificações, para torná-lo mais rentável comercialmente. Este alimento, produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, é armazenado em favos em suas colmeias para depois servir-lhes de alimento.

Rico em minerais, vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E, possui alto teor de carboidratos e antioxidantes. Pode ser usado como substituto do açúcar em sucos e outras bebidas.

Para que você compre seu mel com segurança, com todas as propriedades nutricionais inerentes a esse alimento, o site ‘Cura Pela Natureza’ listou dicas para ajudar a identificar a procedência do mel e evitar comprar o produto falsificado. Confira:

1. Se o mel não cristaliza depois de alguns meses, muito provavelmente é falso

O mel verdadeiro, com o tempo, costuma cristalizar.

2. O mel falsificado é mais líquido do que o real

O teste consiste em colocar um palito no mel e retirá-lo em seguida. Se o mel for verdadeiro, uma sequência ininterrupta do produto vai escorrer pelo palito. Caso escorra rapidamente e parar, o mel é falso.

3. Faça o teste do banho-maria

Coloque 1 colher de sopa de mel e três colheres de sopa de álcool puro em um recipiente. Aqueça em banho-maria, mexendo. O mel verdadeiro vai dissolver e o falso vai deixar uma mancha branca no fundo da vasilha.

4. Faça o teste do papel

Coloque algumas gotas de mel em uma folha de papel. Caso não seja absorvido pelo papel, o mel é natural. Como o mel falso possui grande quantidade de água, ele será absorvido pelo papel muito rapidamente.

5. Faça o teste do toque

Esfregue um pouco de mel nos seus dedos. Se for verdadeiro, será absorvido pela pele. Caso se mantenha pegajoso por algum tempo, isso significa que é falso por conter açúcar e adoçantes artificiais.

6. Faça o teste da água

Coloque um pouco de mel em um copo com água. O mel verdeiro vai formar um coágulo e cairá no fundo do copo, enquanto o falso vai se dissolver rapidamente.

7. Faça o teste do pão

Ponha um pouco de mel em um pedaço de pão. Se o pão ficar duro, o mel é completamente natural. Caso só umedeça o pão, o mel é falso, por conter uma boa quantidade de água.

8. Preço

Não adianta. Se o mel for muito barato, provavelmente não será verdadeiro. Mel de verdade não pode ser tão barato, pois o custo da produção é relativamente alto.


TAG


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: