DESTAQUENITERÓI

Experiência de Niterói com participação popular está entre os finalistas do Prêmio Brasileiro de Cidades Inteligentes

Niterói está entre as finalistas do prêmio Cidades Brasileiras Inteligentes (Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards) na categoria Transformação Digital e Inovação com o case “Gestão Colaborativa do município de Niterói”. O resultado será divulgado na noite desta quinta-feira (21). O Smart City Expo Curitiba 2024, cujo tema é Reinventando Cidades para Todos (“Reinventing cities for all”), reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável. O evento tem a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais.

O Smart City Expo Curitiba reúne mais de 16 mil visitantes, além de contar com 180 palestrantes e moderadores de mais de 45 nacionalidades. Entre eles, Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, que participará do painel “(Re)forçando a Gestão Urbana: como as Cidades Inteligentes podem se beneficiar das tecnologias de ponta?” junto com outros brasileiros, uma canadense e um espanhol. A apresentação será nesta quinta-feira (21), às 9h30, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Através da gestão de canais digitais e integração de pontos de atendimento ao cidadão físicos e telefônicos, a cada ano, dezenas de milhares de pessoas apontam demandas, fazem sugestões e acessam serviços públicos e direitos.  Esse processo envolve centenas de servidores e diversos órgãos e departamentos da prefeitura.

“Niterói é uma cidade com uma longa história de mobilizações sociais e que instituiu, muitas vezes de forma inovadora, diversas ferramentas de escuta e participação social. Há cerca de 10 anos, foi iniciada uma estratégia nas redes sociais, com a abertura de canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real e sem a mediação da burocracia tradicional. Em parceria com o Colab, desenvolvemos esse trabalho, que virou um case de sucesso e que vem sendo reconhecido. Essa estratégia tem sido reconhecida nacional e internacionalmente como uma grande experiência de governo digital e gestão colaborativa, sendo uma das mais eficientes do país”, destaca Stern.

O painel vai abordar a crescente complexidade dos desafios urbanos e a necessidade cada vez maior de serviços eficientes com uso de tecnologias de ponta que estão se apresentando como ferramentas transformadoras e que pode ser uma aliada para os governos enfrentarem desafios como desigualdade, sustentabilidade e desenvolvimento de infraestrutura, possibilitando uma alocação de recursos mais eficaz e mecanismos de governança transparentes.

O evento acontece de 20 a 22 de março, em Curitiba, e vai abordar tópicos voltados para Cidades Sustentáveis e Mudanças Climáticas; Espaços Públicos e Requalificação Urbana; Cidadãos Digitais e Governança; Inovação e Transformação Digital; Tecnologia & Negócios Disruptivos e Tomorrow Mobility. O encontro reúne representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil para debater formas de reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas.

Também participam do evento a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval (Seden) e a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans).  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo